Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de São Paulo investe mais de 50 milhões em parques periféricos da cidade no primeiro semestre de 2025
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
No primeiro semestre de 2025, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), transformou zonas periféricas com áreas verdes e de lazer. Ao todo, foram inaugurados três parques e dois reabertos à população, somando um investimento de mais de 50 milhões em 1.155.207,97 m² de áreas verdes. A iniciativa atende as populações das regiões descentralizadas e amplia a cobertura vegetal do município.
Em fevereiro, mais um núcleo do Parque Jardim Apurá-Búfalos foi inaugurado para os moradores da zona sul da cidade. Para a implementação do Núcleo Pilão, a administração municipal investiu mais de R$24 milhões para a construção de áreas de lazer, convivência e um espaço de sustentabilidade, com campos esportivos, playgrounds, equipamentos de ginástica e zonas arborizadas, que somam 44 mil m².
No mesmo mês, os moradores da Casa Verde ganharam o primeiro parque da região, o Linear Córrego do Bispo. Localizado na Zona Norte da capital, a área de 716.792 m² possui um tecnológico monitoramento de incêndio com equipes de fiscalização, ronda florestal, torres de controle e câmeras para vigilância de focos de fogo. Além de proporcionar áreas de lazer e descanso em trilhas, parquinhos e espaços para piquenique.
Durante o mês do Meio Ambiente, a pasta inaugurou o 120° parque de São Paulo no Campo Limpo, o Parque Morumbi Sul. Na época, o prefeito da cidade, Ricardo Nunes, declarou que a área de 84 mil m² promove o acesso à cultura, esporte e lazer: “Temos trazido mais gente para esses locais, nós aumentamos em 20% o movimento nos parques aos domingos graças ao Domingão Tarifa Zero”, declarou o prefeito. Dentre os equipamentos oferecidos no Morumbi Sul estão trilhas, cachorródromos, parquinhos, pavilhão multiuso, academias para a terceira idade e muitas áreas arborizadas.
Ainda durante o Junho Verde, campanha de conscientização promovida pela SVMA no mês do Meio Ambiente, a Prefeitura entregou a requalificação do Parque M'Boi Mirim, na zona sul do município. Agora os moradores da região contam com mais equipamentos de acessibilidade, infraestrutura e segurança, que visam trazer qualidade de vida aos frequentadores. Ao todo foram mais de 2 milhões de reais investidos em obras de melhorias
No mês de julho, a SVMA entregou mais um parque requalificado, da Consciência Negra, localizado na região da Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. O projeto contemplou um novo acesso principal, mais infraestrutura, segurança e acessibilidade, além de iluminação pública, comunicação visual, jardim, drenagem e gradil, que visa trazer melhoria ao parque que resultou organização popularde setores do movimento negro paulistano.
“Estamos comprometidos com todos os moradores de São Paulo, desde as áreas centrais até as periferias mais afastadas da cidade. Levar lazer, cultura e sustentabilidade à todos é a nossa maior prioridade e esperamos entregar muito mais para os moradores das periferias paulistanas”, concluiu o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk