Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025 | Horário: 18:55
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo promove encontro internacional para celebração do Dia das Cidades em parceria com programa da ONU

Iniciativa integra agenda oficial pré-COP30 da municipalidade e reúne autoridades, especialistas e lideranças para debater soluções urbanas sustentáveis e o papel das cidades frente à crise climática
Fotografia colorida de um prédio de dois andares, feito de tijolos avermelhados e janelas grandes com molduras brancas. O sol aparece no canto superior esquerdo, brilhando por trás das árvores e criando um feixe de luz sobre a fachada. Em frente ao prédio há um espelho d’água com vegetação e duas esculturas geométricas: uma estrutura cúbica azul refletiva inclinada e uma peça marrom de metal recortado. Árvores verdes cercam o local sob um céu azul claro.
Acervo SECOM

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), realiza nesta sexta-feira (31) o Workshop Internacional “Rumo à COP30: Conectando Cidades e Natureza”,  uma iniciativa de destaque entre os eventos pré-COP30 promovidos por governos locais no mundo. A iniciativa celebra o Dia Mundial das Cidades e integra o encerramento do Projeto Geração Restauração, marco global de cooperação para ações de restauração da natureza e enfrentamento da crise climática. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no link.

O encontro será sediado no Hub Green Sampa, na região de Pinheiros da capital paulista,  reunindo autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes de organismos internacionais do PNUMA, das cidades de Douala IV (Camarões), Toronto e Montreal (Canadá), Alcaldia de Barranquilla (Colombia), Mendoza (Argentina), Samborondón (Equador), Seattle (Estados Unidos), além da Cidade do México. Outras instituições parceiras também estarão presentes, como ICLEI, C40 e ONU-Habitat, entre outras.

A sessão de abertura contará com a presença do prefeito, Ricardo Nunes, e dos secretários municipais Rodrigo Ashiuchi (Verde e Meio Ambiente), José Renato Nalini (Mudanças Climáticas), Angela Gandra (Relações Internacionais) e Rodrigo Goulart (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), além de lideranças internacionais como Sharon Gil, líder de Cidades e Regiões do PNUMA, e Rodrigo Perpétuo, diretor executivo do ICLEI América do Sul.

“Este evento simboliza o esforço da Prefeitura de São Paulo em integrar as agendas de desenvolvimento urbano, meio ambiente e relações internacionais, dialogando com cidades de diferentes continentes para compartilhar experiências e construir caminhos conjuntos.  Estamos reforçando nosso compromisso com a cooperação internacional e com o fortalecimento de redes de cidades que trabalham pela sustentabilidade e pela justiça climática para todos. E São Paulo tem desempenhado um papel fundamental nesse sentido, principalmente com a eletrificação dos ônibus, coleta seletiva e plantio de arvores”, comenta a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra.

A programação robusta conta com painéis temáticos, apresentações de experiências urbanas e lançamentos de publicações, abordando temas como economia verde, justiça climática, financiamento climático e soluções baseadas na natureza. Entre os principais temas em destaque, estão os painéis sobre “Geração Restauração rumo à COP30”, que debaterão sobres os projetos das 24 cidades envolvidas no PNUMA;  “Economia Verde e Futuros Urbanos”, considerando como o crescimento econômico pode caminhar lado a lado com a preservação ambiental; “Cidades, Natureza e a Tripla Crise Planetária”, sobre soluções urbanas para enfrentar as mudanças climáticas, a poluição e a perda de biodiversidade; e “Financiamento da Ação Climática-Natureza nas Cidades”, com a apresentação do Orçamento Climático de São Paulo e debate com especialistas a respeito do acesso a recursos e investimentos sustentáveis.

Simultaneamente, haverá painéis paralelos sobre cooperação intermunicipal, justiça climática e agricultura urbana e periurbana, evidenciando o papel dos governos locais na construção de territórios mais resilientes e inclusivos. Durante o evento, os visitantes ainda poderão conhecer outras políticas públicas exitosas da administração municipal paulistana, com uma mostra diversificada de iniciativas voltadas à sustentabilidade, à economia circular e à valorização de territórios urbanos e rurais implementadas na cidade de São Paulo, com estandes de atividades de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), de artesanato com o projeto “Mãos e Mentes Paulistanas”, além de projetos participantes do BioCidades Empreendedoras, programa de incubação de negócios desenvolvido pelo PNUMA.

Ao sediar um evento dessa importância, São Paulo reafirma seu protagonismo como a maior cidade da América Latina e uma das principais vozes urbanas da agenda climática global, contribuindo ativamente para a construção de políticas e compromissos que serão levados à COP30, em Belém (PA). "A gestão Ricardo Nunes sente-se prestigiada com a escolha da PNUMA para a celebração do Dia Mundial das Cidades e tem uma pauta muito robusta de atividades que evidenciam o seu comprometimento com a causa da desfossilização e de transformação de São Paulo na capital mais verde e resiliente do planeta"”, destacou o secretário Executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini.

“Precisamos trazer a natureza de volta para o centro das nossas cidades”, afirma Beatriz Martins Carneiro, representante interina do PNUMA no Brasil. “À medida que o espaço urbano avança sobre áreas agrícolas e naturais, ficamos mais expostos ao calor extremo, a enchentes e a escassez de água. Integrar soluções baseadas na natureza ao planejamento urbano é essencial para reverter esse cenário e construir cidades mais saudáveis, resilientes e sustentáveis.”

Hoje, mais de 56% da população mundial vive em áreas urbanas, proporção que deve chegar a 68% até 2050. Nesse contexto, o PNUMA destaca que a restauração de ecossistemas urbanos, a agricultura periurbana e a criação de cinturões verdes são caminhos concretos para reduzir os impactos climáticos, melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover uma relação mais harmoniosa entre cidades e natureza.

Para o secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, celebrar o Dia das Cidades junto à entidades consolidadas e grandes líderes é demonstrar que a transformação começa pelos municípios. “É nos territórios locais que as políticas públicas ganham forma e impacto real na vida das pessoas. Estar ao lado de gestores, especialistas e parceiros que compartilham esse compromisso, reforça que as cidades têm papel central na agenda climática e no alcance das metas globais de sustentabilidade, sobretudo a maior cidade da América Latina”, finalizou.

SERVIÇO:

Evento: “Rumo à COP30: Conectando Cidades e Natureza”

Data: 31 de outubro de 2025

Horário: 9 às 18h30

Inscrições: gratuitas no link.

Endereço: Hub Green Sampa (Praça Victor Civita- Rua Sumidouro, 580, São Paulo)

 

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancasA imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado 

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens