Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de São Paulo reforça protagonismo ambiental com participação na COP30 em Belém
A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e de Relações Internacionais (SMRI) esteve presente na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), entre os dias 10 e 12 de novembro, em Belém do Pará. A delegação paulistana integrou painéis, reuniões ministeriais e agendas estratégicas, apresentando as políticas ambientais e urbanas em execução na capital e reforçando o compromisso da cidade com a sustentabilidade, a cooperação internacional e a transição energética.
Durante o evento, o secretário de SVMA, Rodrigo Ashiuchi, participou de uma reunião ministerial ao lado de prefeitos e representantes de órgãos e entidades para reforçar o compromisso das cidades com a gestão de resíduos sólidos e a produção de biometano. Na ocasião, o titular da pasta também participou da assinatura dos municípios para o aproveitamento energético de resíduos urbanos, com foco na geração de biometano. A iniciativa consolida a posição de São Paulo na vanguarda da descarbonização e reafirma seu compromisso com a transição ecológica e a expansão de fontes limpas de energia.
“A presença de São Paulo na COP30 reforça nosso compromisso com a construção de uma cidade mais resiliente e sustentável. Estamos aqui para apresentar as iniciativas que temos implementado e contribuir para que outros municípios do país também possam avançar com a descarbonização, gestão de resíduos sólidos e ampliação de áreas verdes. Estamos reunidos aqui com o mesmo propósito, o de cuidar do futuro da população”, afirmou Ashiuchi.
Durante as agendas oficiais no evento, o titular da pasta do Verde e do Meio Ambiente se reuniu com representantes institucionais da Caixa Econômica Federal para conhecer mais sobre o projeto de Créditos de Carbono em desenvolvimento pela instituição financeira, em função das práticas exitosas existentes no município, como a frota sustentável de ônibus elétricos e caminhões de coleta de resíduos a biometano, além da produção dessa energia limpa nos aterros sanitários, ampliação de áreas verdes e desapropriações de matas privadas para proteção da Prefeitura da capital paulista.
O encontro “Cidades Verdes Resilientes: Enfrentando o Calor Extremo”, realizado no Auditório Jandaíra, promovido pelo CB27 (Fórum dos Secretários de Meio Ambiente do Brasil), com mediação do do secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Adalberto Maluf, também foi uma das agendas do representante da administração municipal paulistana. O debate abordou estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, destacando ações que vêm transformando 50 municípios brasileiros em exemplos de sustentabilidade urbana.
Ashiuchi também pode visitar a embarcação JAQ H1, o primeiro barco movido a hidrogênio da América Latina, e dedicado à pesquisa e conservação dos biomas brasileiros. Recebido pelo diretor de Relações Governamentais da GWM, Thiago Sugagara, pode avaliar o potencial de utilizar este recurso como combustível para os Aquáticos em São Paulo, reforçando a política pública de resiliência e sustentabilidade.
A participação da Prefeitura também contou com a presença da secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra, painelista do debate “Descarbonizando a Mobilidade Urbana - Políticas para Cidades Sustentáveis e Inclusivas”, realizado no Pavilhão Cidades Resilientes da ONU. Angela apresentou iniciativas e programas implementados na capital para reduzir emissões e promover mobilidade inclusiva e de baixo carbono.
O painel discutiu como os municípios podem liderar a transição para uma mobilidade urbana de baixo carbono, integrando políticas de descarbonização, eletrificação e incentivo ao transporte coletivo e ativo. "Temos experiências exitosas como a eletrificação da frota de ônibus, o Aquático, o incentivo ao turismo rural e ecológico na Zona Sul da cidade, a Virada ODS, o programa Semeando Negócios e o compromisso em transformar nosso município em uma capital verde. Atualmente estes índices já chegam a mais de 50% de cobertura vegetal em São Paulo, cada passo rumo a uma cidade mais sustentável tem impacto significativo, podendo inspirar outras metrópoles.", destacou Angela.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk



