Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Projeto Territórios da Água realiza 1º workshop sobre experiências de conservação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente
No dia 2 de outubro, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realizou o workshop “As Margens dos Rios em Cena: um diálogo Brasil e Colômbia”, uma iniciativa do Projeto Territórios da Água em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), o Observatório Nacional do Direito à Água e ao Saneamento (ONDAS) e com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
O evento foi realizado na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e reuniu mais de 100 pessoas, entre elas representantes do poder público, universidades e comunidades para debater experiências de conservação e recuperação de margens de rios e córregos em áreas urbanas e rurais.
A programação abordou aspectos regulatórios, institucionais, tecnológicos e sociais relacionados à proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs) de margens de rios e corpos d’água, diante dos atuais desafios da emergência climática e escassez hídrica na Região Metropolitana de São Paulo, no Brasil e em outras cidades da América Latina.
O workshop contou com a abertura da coordenadora do Planejamento Ambiental da SVMA, Rosélia Ikeda, seguido de breve apresentação do Projeto Territórios da Água pela diretora de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial, Ligia Pinheiro. A primeira palestra foi conduzida por Pedro Ribeiro, chefe do Programa de Águas da C40 Cities, que apresentou a iniciativa da rede junto às cidades ao redor do mundo, em especial na América Latina. Jaime Hernández-Garcia, professor da Pontifícia Universidad Javeriana (Bogotá), e Marcela Noreña, coordenadora do Comitê de Qualidade Ambiental do Habitat da Secretaria de Medio Ambiente (Medellín), apresentaram as experiências colombianas no enfrentamento dos desafios de conservação das margens de rios e corpos d’água. A mediação ficou a cargo de Luciana Travassos, coordenadora do Projeto Territórios da Água pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
No período da tarde, a programação seguiu dedicada às vivências brasileiras. Camila Bastos, assessora especial da Secretaria Municipal de Política Urbana de Belo Horizonte, compartilhou detalhes sobre o projeto de urbanização sustentável da Ocupação Izidora, na capital mineira. Caio Albuquerque e Gastão Cerquinha, participantes do Recife Cidade Parque, apresentaram o projeto da capital pernambucana, uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Por fim, Raquel Cruz, professora da PUC-Rio e consultora em planejamento e projeto da paisagem, apresentou a experiência do Parque Orla Piratininga, em Niterói.
O compartilhamento de experiências entre a Colômbia e o Brasil evidenciou tanto as especificidades de cada território quanto os desafios em comum, reforçando a importância de cooperação internacional e soluções integradas para a proteção das margens dos rios na América Latina, de modo a garantir justiça ambiental às populações mais impactadas pelos eventos extremos
Em junho deste ano, o Projeto Territórios da Água já havia trocado experiências com a Colômbia, em visitas técnicas realizadas no país a convite da Pontificia Universidad Javeriana. A agenda permitiu conhecer de perto os projetos voltados à recuperação de margens e ao manejo sustentável dos cursos d’água, fortalecendo o intercâmbio de conhecimentos sobre a conservação de corpos hídricos e garantia de justiça social às comunidades vulnerabilizadas.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk