Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Projeto Territórios Da Água propõe conservação e recuperação das Áreas de Preservação Permanente em São Paulo

Iniciativa busca orientar políticas públicas frente aos impactos da emergência climática em São Paulo

Córrego canalizado com margens revestidas de pedras, cercado por áreas verdes gramadas e arborizadas em ambos os lados. Há cercas de madeira ao longo do trecho, acompanhando uma via com carros estacionados à direita. Árvores de diferentes portes fornecem sombra e vegetação densa à paisagem. A imagem retrata um trecho urbano naturalizado, em clima ameno e céu parcialmente nublado.
Fotografia por: Beatriz Brambila / Acervo SVMA 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) deu mais um passo importante na agenda ambiental com a apresentação do Projeto Territórios Da Água (TdA), que propõe a elaboração do Programa de Conservação e a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) na cidade de São Paulo. A iniciativa visa estruturar ações integradas para enfrentar os impactos da emergência climática, como inundações, secas prolongadas e degradação ambiental, por meio de políticas públicas voltadas à proteção dos corpos d’água e suas margens. 

Fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do ABC (UFABC), a SVMA e o Observatório Nacional dos Direitos à Água e do Saneamento (Ondas), o TdA está inserido no contexto da Ação 1 do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (Planpavel), que tem como objetivo ampliar a cobertura vegetal em áreas públicas e privadas, além de promover sua conservação e recuperação. O projeto também busca consolidar diretrizes para o tratamento das APPs, que deverão estar sob responsabilidade do município, estimulando o diálogo entre o poder público e a sociedade civil.

Atualmente, São Paulo conta com cerca de 5,5 mil quilômetros de rios e mais de 10 mil cabeceiras, muitas delas degradadas ou ocupadas irregularmente. A ocupação de áreas de risco às margens dos corpos d’água, aliada à perda de cobertura vegetal, agrava o risco de inundações, deslizamentos e a escassez hídrica. Além disso, as APPs abrigam importantes remanescentes de Mata Atlântica, cuja conservação é fundamental para a manutenção da biodiversidade, a melhoria da qualidade ambiental e a redução das desigualdades socioambientais. Esses fatores tornam ainda mais urgente a adoção de estratégias integradas para o tratamento e recuperação dessas áreas.

O projeto, que integra aspectos técnicos, científicos e sociais, propõe inovações nos procedimentos de intervenção, nos arranjos institucionais e na forma de gestão, com ênfase na participação social. A iniciativa também destaca a importância de reavaliar as funções ecológicas e sociais das APPs, diante da urgência em promover uma transição para modelos urbanos mais sustentáveis e resilientes.

Com foco na construção de políticas públicas eficazes, o Projeto Territórios Da Água aposta em um processo colaborativo que articula conhecimento técnico-científico e planejamento territorial. Ao valorizar os direitos humanos à água e ao saneamento, a iniciativa busca fortalecer uma agenda ambiental mais justa, inclusiva e preparada para enfrentar os atuais desafios climáticos. 

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas.A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro. A imagem mostra o ícone das ODS 14 “vida na água”, representada por um ícone azul, com o desenho de duas ondas e um peixeO segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens