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Rei, Guerreiro, Mago e Amante, Psicologia junguiana e masculinidades não violentas
Data: 18/11/2025 a 09/12/2025. Terça-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.
Descrição
Refletir sobre as construções sociais da masculinidade dentro do contexto patriarcal, identificando comportamentos e padrões que reforçam violências e dominação. Promover o reconhecimento e o desenvolvimento de masculinidades saudáveis e não-violentas, inspiradas nos arquétipos do rei, guerreiro, mago e amante, como caminhos para relações mais equilibradas e respeitosas entre os gêneros.
Objetivo
Identificar os padrões e comportamentos da masculinidade presentes no contexto patriarcal que contribuem para a violência e a dominação, analisando como essas construções sociais influenciam atitudes e relações interpessoais; conhecer os arquétipos da masculinidade madura — rei, guerreiro, mago e amante — como modelos para masculinidades não-violentas, estimular práticas e reflexões que favoreçam o desenvolvimento de masculinidades saudáveis, equilibradas e pautadas no respeito e na igualdade entre os gêneros.
Metodologia
Aula expositiva dialogada e problematizadora, rodas de conversa, leitura e discussão de textos, exercícios teóricos e práticos, apresentação de vídeos, círculos de construção de paz, contação de histórias.
Bibliografia
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas. Companhia das Letras; 1ª edição. FAST FOOD DA POLÍTICA. Jogo direitos e silêncios
BROTHERHOOD; OLIVEIRA, Maurício. Vamos falar de masculinidade: 100 perguntas para refletir sobre o que é ser homem hoje. Matrix; 1ª edição.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.
GUGGENBÜHL-CRAIG, Adolf. O abuso do poder na psicoterapia e na medicina, serviço social, sacerdócio e magistério. Paulus, 2008.
MATURANA, Humberto R.; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: Fundamentos esquecidos do humano–Do patriarcado à democracia. 2004.
MOORE, Robert; GILLETTE, Douglas. Rei, guerreiro, mago, amante: redescobrindo os arquétipos do masculino maduro. Cultrix, 1993.
MURDOCK, Maureen. A Jornada da Heroína: Caderno de Atividades. Ed. Sextante. 2023.
ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. In: Psicologia e Pedagogia. Martins Fontes, 1982.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação NãoViolenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Agora, 2006
ZANELLO, Valeska. Saúde Mental, Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação. Appris Editora; 1ª edição
Conteúdo programático
Origem do patriarcado.
Sexo, papéis de gênero e orientação sexual no patriarcado
Uso do poder e relação perde-ganha /ganha-ganha e estratégias de dominação de mulheres
Violências estruturais, culturais e simbólicas
Construção da identidade masculina e violência
Dispositivo de Eficácia
Feminismo e grupos masculinistas (red pill, incell, migtow, etc)
Nomeando a violência masculina contra mulheres (gaslighting, ghosting, manterrupting, love bombing, etc)
Masculinidades não-violentas: rei, guerreiro, mago e amante. Arquétipos da masculinidade madura.
Coordenação
Cerise Goldman Batistic
Facilitação
Marina De Martino
Educadora, formada em Letras e Pedagogia com foco em Educação Democrática. Especialista em Arteterapia Junguiana pela UNIP. Atualmente cursando especialização em Pedagogia Social na USP. Co-criadora da Comunidade Dedo Verde, casa/empresa colaborativa com base nos princípios da Comunicação NãoViolenta. Estudante, praticante e facilitadora de grupos de Comunicação Não-Violenta há 8 anos, tendo participado de diversos cursos no Brasil e na Europa. Facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa formada pelo CEDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo). Facilitadora de cursos, palestras, vivências e treinamentos de Comunicação Não-Violenta, Justiça Restaurativa e Cooperação em diversas instituições públicas e privadas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Em geral
Vagas: Livre.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana. - UMAPAZ
Datas: 18/11; 02/12; 09/12
Plataforma: Microsoft Teams.
Necessidade de inscrição: Sim.
