Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
São Paulo atinge a meta de 120 mil árvores plantadas em preparação para a COP 30
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), realizou em 5 de novembro, o plantio da árvore de número 120 mil deste ano, na capital paulista. A muda de pau-brasil, cultivada no Viveiro Harry Blossfeld, foi plantada no Pateo do Collegio. A ação integra o projeto “São Paulo + Verde”, que busca ampliar a arborização urbana e incentivar o plantio de espécies nativas em todas as regiões da cidade.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o Prefeito Ricardo Nunes; o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi; de Subprefeituras, Fabricio Cobra, e Roberto Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Priorizando áreas com menor cobertura vegetal e maior vulnerabilidade socioambiental, a iniciativa faz parte da preparação do município para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém, e tem como propósito fortalecer o compromisso dos 198 países membros no enfrentamento das urgências climáticas.
De 2021 até setembro de 2025, a cidade já contabilizava cerca de 392 mil árvores plantadas, considerando plantios de incremento executados pela Divisão de Arborização Urbana, plantios compensatórios e de reparação ambiental. Somente em 2024, foram cerca de 86 mil árvores inseridas no território paulistano.
“Cada árvore plantada representa um passo rumo a uma cidade equilibrada, resiliente e preparada para o futuro. Com o projeto São Paulo + Verde, mostramos que ações locais podem ter grande impacto global. A COP 30 será uma oportunidade de compartilhar esses avanços e reafirmar nosso compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida”, comenta o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Ações ao longo do ano
Em junho, a Prefeitura de São Paulo reafirmou seu compromisso com o meio ambiente ao lançar um conjunto de iniciativas voltadas à sustentabilidade. Naquele momento foi assinada a criação de duas novas Unidades de Conservação (UCs) municipais: a Floresta Municipal Fazenda Castanheiras e o Monumento Natural Pico do Votussununga - Morro do Cruzeiro.
Em outubro, foi iniciado o Inventário da Arborização Urbana. Com um investimento de R$18,8 milhões, o sistema de alta precisão permitirá uma gestão mais estratégica do manejo arbóreo, catalogação dos exemplares em ruas e avenidas da cidade, e identificação de áreas adequadas para novos plantios.
A iniciativa integra a Ação 01 do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), e prevê o mapeamento de aproximadamente 650 mil árvores, em até três anos, por meio de um sistema avançado de Mapeamento Móvel (MMS), que utiliza tecnologia “Light Detection and Ranging” (LIDAR) acoplada ao um veículo. Diferente dos inventários tradicionais, feitos manualmente e que podem levar no mínimo sete anos para a conclusão, São Paulo será a primeira cidade do Brasil a utilizar desta inteligência artificial para garantir precisão, agilidade e ampla abrangência no monitoramento da arborização.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk



