Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sementes: Biologia, Jardinagem e Cultura

Curso • Presencial

Sementes: Biologia, Jardinagem e Cultura

Data: 04/05/2026 a 27/05/2026. Segunda-feira;Quarta-feira.
Horário: 13:30 às 16:30.

Inscreva-se

Descrição

As sementes são um dos principais meios de obtenção de mudas de espécies vegetais, especialmente árvores e hortaliças. Este curso oferecido pela Escola Municipal de Jardinagem busca apresentar conceitos básicos de Botânica, evolução e tecnologia de sementes, com enfoque ecológico, noções de melhoramento genético e produção de sementes, técnicas de coleta, beneficiamento de frutos e sementes, armazenamento e semeadura, exemplificando a produção de algumas espécies vegetais. Discutiremos também a importância das sementes na evolução da Humanidade e nas culturas e alimentação humana.

Objetivo

Disseminar conhecimento botânico e de Jardinagem ressaltando a importância das sementes e da diversidade biológica, salientando os aspectos culturais e ecológicos associados aos usos das sementes

Metodologia

Aulas teóricas, práticas e demonstrações.

Bibliografia

Conteúdo programático

Histórico do desenvolvimento da Humanidade, invenção e desenvolvimento da agricultura, diversidade vegetal, morfologia da flor, do fruto, da semente, da plântula, fisiologia de frutos, sementes e germinação, dispersão, armazenamento de sementes, noções básicas de melhoramento genético, legislação de sementes e mudas, biossegurança, sementes na alimentação.

Coordenação

Ana Maria Brischi

Facilitação

Alessandro Mendonça Mazzoni

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo IB/USP, mestre em Ciências (Ecologia) também pelo IB/USP. Tem experiência em educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, análise de dados, planejamento estratégico, ecologia teórica e ecologia aplicada à jardinagem e horticultura. É Analista de Meio Ambiente na SVMA desde 2010, atuando em diversos setores e atualmente é professor na Escola Municipal de Jardinagem.

 

Ana Maria Brischi

Bióloga e professora pelo Instituto de Biociências (USP/SP). Fez mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos no Viveiro Manequinho Lopes, trabalhando com produção de mudas, e de 12 anos na Divisão de Fauna Silvestre da SVMA, no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora. Integra a equipe da EMJ desde 2015.

 

Brigitte Baum

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 10 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras da SVMA em projetos e obras de reforma, adaptação à acessibilidade e instalação de brinquedos infantis nos parques municipais. Desde 2015, é professora nos Cursos Municipais de Jardinagem e de Recursos Paisagísticos, Sementes: biologia, jardinagem e folclore e Como fazer uma Horta. Praticante de permacultura e agrofloresta, implantou o Jardim de Chuva e participou da implantação dos canteiros sintrópicos na UMAPAZ.

 

Linda Lacerda da Silva

Bióloga, Mestre em Fisiologia Vegetal (UFV – Viçosa) e Doutora em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Experiência de cinco anos em Biotecnologia Florestal na CENIBRA e de 23 anos no ensino superior da Botânica. Na PMSP atuou 12 anos em propagação de plantas, 12 anos em manejo e reintrodução de animais silvestres e 10 anos como professora na EMJ. Autora do livro “Jardim de Polinizadores” (2022).

 

Natália Paganotti Antonucci

Bióloga com mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências (USP/SP). Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e em Geoprocessamento pelo SENAC/Santo Amaro. Analista de Meio Ambiente na PMSP desde 2010. Atuou na fiscalização ambiental e na gestão de Unidades de Conservação. Compõe o quadro técnico da EMJ desde 2021, ministrando temas de Botânica e o Jardim Simbólico no Paisagismo em diversos cursos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Munícipes em geral

Vagas: 50.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.

collections
Galeria de imagens