
Curso • Presencial
Sensibilização e alfabetização ecológica: conceitos e vivências em educação ambiental
Data: 01/10/2025 a 05/11/2025. Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
O curso "Sensibilização e Alfabetização Ecológica: conceitos e vivências em Educação Ambiental" é uma iniciativa pensada para educadores que desejam ir além da transmissão de informações e buscam promover uma conexão genuína com o meio ambiente. A proposta central do curso é despertar a sensibilização ambiental individual, incentivando uma forma mais profunda de olhar e enxergar o mundo.
A formação tem como objetivo principal capacitar educadores da rede formal e não formal para atuarem como editores ambientais. Para isso, ela oferece inspiração e subsídios teóricos, baseados em conceitos como alfabetização ecológica, topofilia e aprendizagem sequencial, que servem de base para a criação de experiências significativas em diferentes contextos educativos.
Concebido a partir de experiências consolidadas na área, o curso combina teoria e vivência. A programação é estruturada em módulos que abordam:
- Fundamentos da Educação Ambiental: visando estabelecer as bases teóricas do tema;
- Alfabetização Ecológica e a Conexão com o Lugar: aprofundando a compreensão sobre como as pessoas se conectam com o ambiente em que vivem;
- Vivências em Dinâmicas de Sensibilização: oferecendo exemplos práticos e experiências que podem ser aplicadas em sala de aula ou em outros espaços de aprendizado.
Ao unir a explanação teórica interativa com o compartilhamento de experiências, o curso busca fornecer as ferramentas necessárias para que educadores possam promover a sensibilização ambiental como passo indispensável para a construção de uma sociedade mais consciente, engajada e comprometida com a conservação da biodiversidade e com a criação de um futuro sustentável.
Objetivo
Construir e compartilhar conhecimentos e vivências que possam inspirar e estimular a criatividade de educadores(as) e demais interessados(as), capacitando-os(as) a desenvolver atividades educativas mais engajadoras e eficazes com vistas ao aprimoramento das relações humanas com o meio ambiente e de práticas voltadas à sustentabilidade socioambiental.
Metodologia
A aula introdutória abordará aspectos históricos e pilares teóricos da área, fornecendo uma base para a compreensão dos desafios e possibilidades da sensibilização ambiental. As principais metodologias utilizadas serão Diretiva Teórica e Pedagogia Problematizadora. A apresentação dos conceitos de Educação Ambiental, Sensibilização Ambiental e Políticas de Educação Ambiental será feita de forma a provocar a reflexão sobre os desafios e a complexidade do campo. A técnica utilizada será o uso de Exposição Dialogada, permitindo a apresentação dos conteúdos de forma clara, enquanto que o debate incentivará a participação e a troca de ideias sobre os temas abordados.
Já a segunda aula explorará conceitos inspiradores que aprofundam a relação entre o ser humano e a natureza, com base em pensadores renomados. A abordagem metodológica será predominantemente Pedagogia Problematizadora, inspirada nos princípios freirianos que incentivam a "leitura do mundo". Também haverá elementos Diretivos Teóricos na apresentação dos conceitos de Alfabetização Ecológica, Topofilia e dos "Mandamentos" de Joseph Cornell. As Técnicas de Exposição Dialogada será central para aprofundar os conceitos. A Análise de Textos (referência a Paulo Freire e Joseph Cornell) e a Discussão em Grupo promoverão a reflexão crítica e a conexão dos conceitos com a prática.
A terceira aula será totalmente prática, permitindo que os participantes experimentem metodologias que podem ser facilmente adaptadas a diferentes contextos e públicos. O objetivo é propiciar a oportunidade de vivenciar diversas dinâmicas que estimulam a percepção e a conexão com o ambiente. A metodologia será pautada pela Pedagogia Ativo-Participativa e Ativo-Dirigida. O foco será na experiência e na vivência, onde os participantes serão agentes do seu próprio aprendizado através das atividades propostas. As técnicas de Dinâmicas de Grupo serão amplamente utilizadas, como as atividades que estimulam a curiosidade e o reconhecimento da biodiversidade através de uma abordagem sensorial e aquelas que promovem a conexão afetiva com a natureza A apresentação da metodologia de Estudo de Meio demonstrará uma Oficina de campo, potencializando a compreensão das inter-relações ecológicas.
As atividades finais culminarão na aplicação dos conhecimentos adquiridos, incentivando a criatividade e a autonomia dos educadores na produção de seus próprios recursos. Como Metodologias serão utilizadas principalmente a Ativo-Participativa e a Pedagogia Problematizadora. Os participantes serão desafiados a desenvolver soluções criativas para a educação ambiental. Como técnica central será aplicada a Oficina de criação de jogos ambientais. Isso envolve o Trabalho em Grupo para o desenvolvimento e teste dos jogos educativos, fomentando a interação, o planejamento e a aplicação prática dos conceitos apreendidos. Nesta etapa está prevista uma atividade assíncrona de 5 horas para os participantes finalizem a estruturação das suas propostas visando aplicação no encontro final. A apresentação e avaliação Coletiva dos jogos permitirá a troca de experiências e o aprimoramento contínuo.
Bibliografia
BOFF, L. Saber cuidar. Ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
CORNELL, J. Brincar e aprender com a natureza. Tradução Maria Emília de Oliveira. São Paulo, Companhia Melhoramentos, Editora SENAC, 1996.
CORNELL, J. A alegria de aprender com a natureza. Tradução Maria Emília de Oliveira. São Paulo, Companhia Melhoramentos, Editora SENAC, 1997.
DIAS, G.F. Dinâmicas de Instrumentação para Educação Ambiental. São Paulo, Gaia, 2010.
DINIZ, L.V.; SILVA, R.C. Educação integral nas infâncias: pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos. São Paulo, Associação Cidade Escola Aprendiz, 2017.
FREIRE, P. A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra LTDA, 1967.
FREIRE, P. A mensagem de Paulo Freire: textos de Paulo Freire selecionados pelo INODEP. São Paulo, Nova Crítica, 1977.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. São Paulo, Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
INOJOSA, R. M. (Org.). Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ. 1. ed. – São Paulo: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, 2012. 267 p. ISBN: 978-85-98140-14-8. Disponível em:
RIBEIRO, J.A.G.; CAVASSAN, O. As quatro dimensões da relação homem - meio ambiente. Disponível em:
REIGOTA, M. Educação ambiental: compromisso político e competência técnica. In: PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M.C.F. (eds.) Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Signus/USP, 2000
PELICIONI, A.F. Educação Ambiental: limites e possibilidades de uma ação transformadora. São Paulo; 2002. [Tese de Doutorado – Faculdade de Saúde Pública da USP]
PELICIONI, A.F. Movimento Ambientalista e Educação Ambiental. In: PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M.C.F. (Org.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2.ed. Barueri: Manole, 2014, p. 413-444.
TELLES, M.Q.; ROCHA, M.B., PEDROSO, M.L., MACHADO, S.M.C. Vivências integradas com o meio ambiente. São Paulo, Sá Editora, 2002.
TUAN, Y.F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980.
Conteúdo programático
O encontro de formação em sensibilização ambiental foi planejado para oferecer um arcabouço de informações e exemplos práticos, combinando teoria e vivência. A explanação teórica interativa sobre as principais pedagogias para sensibilização ambiental e os conceitos de educação ambiental será complementada pelo relato de experiências. A programação é dividida da seguinte forma, destacando os conteúdos abordados em cada aula e as atividades propostas:
Aula 1: Fundamentos da Educação Ambiental (03 HORAS)
Esta aula introdutória abordará os pilares teóricos da área, fornecendo uma base para a compreensão dos desafios e possibilidades da sensibilização ambiental.
• Conceitos e breve histórico da Educação Ambiental: Definições e princípios que norteiam a prática educativa voltada para a sustentabilidade.
• Sensibilização Ambiental: Entendimento do processo de despertar a percepção e a conexão com o meio ambiente.
• Políticas de Educação Ambiental: Panorama das diretrizes e marcos legais que orientam a educação ambiental no Brasil.
Aula 2: Alfabetização Ecológica e a Conexão com o Lugar (03 HORAS)
Nesta aula, exploraremos conceitos inspiradores que aprofundam a relação entre o ser humano e a natureza:
• Conceitos de Alfabetização Ecológica e Topofilia: Aprofundamento nas ideias de desenvolver uma compreensão sistêmica da vida e o amor pelos lugares.
• "A leitura do mundo precede a leitura da palavra": a inspiração de Paulo Freire: Discussão sobre a relevância da leitura da realidade e do contexto ambiental na construção do conhecimento.
• Mandamentos para se tornar um bom alfabetizador ecológico: Apresentação de princípios práticos para guiar a atuação do educador ambiental.
O encontro proposto, com sua explanação teórica interativa sobre as principais pedagogias para sensibilização ambiental e conceitos de educação ambiental, aliada ao relato de experiências oferecerá um arcabouço sólido de informações e exemplos práticos. Além disso, a promoção de dinâmicas artísticas e sensoriais demonstra a aplicação prática de metodologias que podem ser facilmente adaptadas a diferentes espaços e públicos.
Aula 3: Vivenciando Dinâmicas de Sensibilização (03 HORAS)
Esta aula será essencialmente prática, permitindo que os participantes experimentem metodologias que podem ser facilmente adaptadas a diferentes contextos e públicos. O objetivo é propiciar a oportunidade de vivenciar diversas dinâmicas que estimulam a percepção e a conexão com o ambiente. Uma delas foca em despertar a curiosidade e o reconhecimento da biodiversidade através de uma abordagem sensorial. Outra dinâmica visa promover a conexão afetiva com a natureza, utilizando como referência uma espécie bandeira ameaçada reforçando a importância da conservação. Além disso, será apresentada a metodologia de exploração guiada do ambiente que potencializa significativamente o aprendizado e a compreensão das inter-relações ecológicas.
Aulas 4, 5 e 6: Criação e Aplicação de Materiais Didáticos (06 HORAS presenciais e 05 horas assíncronas)
O curso culminará na aplicação dos conhecimentos adquiridos, incentivando a criatividade e a autonomia dos educadores na produção de seus próprios recursos visando a criação de um recurso didático, por exemplo, um jogo com foco na temática ambiental e aplicação coletiva. Aqui, a ideia é que cada educador(a), ou grupo de educadores(as), desenvolva um jogo educativo sobre temas ambientais que os(as) inspirem ou que sejam relevantes para o seu contexto de atuação. Pode ser um jogo de tabuleiro, um jogo de cartas, uma trilha, um jogo de adivinhação, jogo digital ou qualquer outra modalidade que estimule a interação e o aprendizado lúdico.
Coordenação
Andrea de Almeida Bossi, Andréa Focesi Pellicioni
Facilitação
Andréa de Almeida Bossi
Ecóloga pela UNESP Rio Claro, Especialista em Educação Ambiental pela USP São Carlos e mestra em Análise Ambiental Integrada pela Unifesp Diadema, atua em projetos e programas socioambientais desde 1998. Em 2011 ingressou na carreira de Analista de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é educadora da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ/SVMA/PMSP, coordenando o Curso de Especialização Lato Sensu Educação Ambiental e Sustentabilidade, entre outras atividades de formação. Até ingressar na PMSP, atuou por 13 anos em projetos e programas em entidades relevantes na área socioambiental.
Andréa Focesi Pelliccioni
Analista de Meio Ambiente na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ/SVMA. Geógrafa, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP com curso de aperfeiçoamento em educação ambiental e doutorado sanduíche realizados na Macquarie University (Austrália). No campo da docência, atuou como professora auxiliar no ensino fundamental e professora universitária. Trabalhou como Analista Ambiental do Ibama no Amazonas. Tem experiência em projetos e publicações nos campos da Educação Ambiental e da Promoção da Saúde.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
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Sobre
Público: Professores/as, educadores/as, educadores/as socioambientais e servidores/as da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) de todas as carreiras interessados/as em educação ambiental.
Vagas: 50.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Certificado: 80% de presença nas aulas e apresentação de proposta de recurso didático para atividade em grupo.
Necessidade de inscrição: Sim.
Observação: Essa atividade é aberta a todos e está em processo de validação para progressão de carreira dos servidores públicos da cidade de São Paulo.
Observações sobre os dias da semana e horários: 01/10, 08/10, 05/10, 22/10, 29/10 (atividade assíncrona), 05/11.