
Curso • Presencial
Sensibilização e alfabetização ecológica: conceitos e vivências em educação ambiental
Data: 01/10/2025 a 05/11/2025. Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
O curso "Sensibilização e Alfabetização Ecológica: conceitos e vivências em Educação Ambiental" é uma iniciativa pensada para educadores que desejam ir além da transmissão de informações e buscam promover uma conexão genuína com o meio ambiente. A proposta central do curso é despertar a sensibilização ambiental individual, incentivando uma forma mais profunda de olhar e enxergar o mundo.
A formação tem como objetivo principal capacitar educadores da rede formal e não formal para atuarem como editores ambientais. Para isso, ela oferece inspiração e subsídios teóricos, baseados em conceitos como alfabetização ecológica, topofilia e aprendizagem sequencial, que servem de base para a criação de experiências significativas em diferentes contextos educativos.
Concebido a partir de experiências consolidadas na área, o curso combina teoria e vivência. A programação é estruturada em módulos que abordam:
- Fundamentos da Educação Ambiental: visando estabelecer as bases teóricas do tema;
- Alfabetização Ecológica e a Conexão com o Lugar: aprofundando a compreensão sobre como as pessoas se conectam com o ambiente em que vivem;
- Vivências em Dinâmicas de Sensibilização: oferecendo exemplos práticos e experiências que podem ser aplicadas em sala de aula ou em outros espaços de aprendizado.
Ao unir a explanação teórica interativa com o compartilhamento de experiências, o curso busca fornecer as ferramentas necessárias para que educadores possam promover a sensibilização ambiental como passo indispensável para a construção de uma sociedade mais consciente, engajada e comprometida com a conservação da biodiversidade e com a criação de um futuro sustentável.
Objetivo
Construir e compartilhar conhecimentos e vivências que possam inspirar e estimular a criatividade de educadores(as) e demais interessados(as), capacitando-os(as) a desenvolver atividades educativas mais engajadoras e eficazes com vistas ao aprimoramento das relações humanas com o meio ambiente e de práticas voltadas à sustentabilidade socioambiental.
Metodologia
A aula introdutória abordará aspectos históricos e pilares teóricos da área, fornecendo uma base para a compreensão dos desafios e possibilidades da sensibilização ambiental. As principais metodologias utilizadas serão Diretiva Teórica e Pedagogia Problematizadora. A apresentação dos conceitos de Educação Ambiental, Sensibilização Ambiental e Políticas de Educação Ambiental será feita de forma a provocar a reflexão sobre os desafios e a complexidade do campo. A técnica utilizada será o uso de Exposição Dialogada, permitindo a apresentação dos conteúdos de forma clara, enquanto que o debate incentivará a participação e a troca de ideias sobre os temas abordados.
Já a segunda aula explorará conceitos inspiradores que aprofundam a relação entre o ser humano e a natureza, com base em pensadores renomados. A abordagem metodológica será predominantemente Pedagogia Problematizadora, inspirada nos princípios freirianos que incentivam a "leitura do mundo". Também haverá elementos Diretivos Teóricos na apresentação dos conceitos de Alfabetização Ecológica, Topofilia e dos "Mandamentos" de Joseph Cornell. As Técnicas de Exposição Dialogada será central para aprofundar os conceitos. A Análise de Textos (referência a Paulo Freire e Joseph Cornell) e a Discussão em Grupo promoverão a reflexão crítica e a conexão dos conceitos com a prática.
A terceira aula será totalmente prática, permitindo que os participantes experimentem metodologias que podem ser facilmente adaptadas a diferentes contextos e públicos. O objetivo é propiciar a oportunidade de vivenciar diversas dinâmicas que estimulam a percepção e a conexão com o ambiente. A metodologia será pautada pela Pedagogia Ativo-Participativa e Ativo-Dirigida. O foco será na experiência e na vivência, onde os participantes serão agentes do seu próprio aprendizado através das atividades propostas. As técnicas de Dinâmicas de Grupo serão amplamente utilizadas, como as atividades que estimulam a curiosidade e o reconhecimento da biodiversidade através de uma abordagem sensorial e aquelas que promovem a conexão afetiva com a natureza A apresentação da metodologia de Estudo de Meio demonstrará uma Oficina de campo, potencializando a compreensão das inter-relações ecológicas.
As atividades finais culminarão na aplicação dos conhecimentos adquiridos, incentivando a criatividade e a autonomia dos educadores na produção de seus próprios recursos. Como Metodologias serão utilizadas principalmente a Ativo-Participativa e a Pedagogia Problematizadora. Os participantes serão desafiados a desenvolver soluções criativas para a educação ambiental. Como técnica central será aplicada a Oficina de criação de jogos ambientais. Isso envolve o Trabalho em Grupo para o desenvolvimento e teste dos jogos educativos, fomentando a interação, o planejamento e a aplicação prática dos conceitos apreendidos. Nesta etapa está prevista uma atividade assíncrona de 5 horas para os participantes finalizem a estruturação das suas propostas visando aplicação no encontro final. A apresentação e avaliação Coletiva dos jogos permitirá a troca de experiências e o aprimoramento contínuo.
Bibliografia
BOFF, L. Saber cuidar. Ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
CORNELL, J. Brincar e aprender com a natureza. Tradução Maria Emília de Oliveira. São Paulo, Companhia Melhoramentos, Editora SENAC, 1996.
CORNELL, J. A alegria de aprender com a natureza. Tradução Maria Emília de Oliveira. São Paulo, Companhia Melhoramentos, Editora SENAC, 1997.
DIAS, G.F. Dinâmicas de Instrumentação para Educação Ambiental. São Paulo, Gaia, 2010.
DINIZ, L.V.; SILVA, R.C. Educação integral nas infâncias: pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos. São Paulo, Associação Cidade Escola Aprendiz, 2017.
FREIRE, P. A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra LTDA, 1967.
FREIRE, P. A mensagem de Paulo Freire: textos de Paulo Freire selecionados pelo INODEP. São Paulo, Nova Crítica, 1977.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. São Paulo, Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
INOJOSA, R. M. (Org.). Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ. 1. ed. – São Paulo: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, 2012. 267 p. ISBN: 978-85-98140-14-8. Disponível em:
RIBEIRO, J.A.G.; CAVASSAN, O. As quatro dimensões da relação homem - meio ambiente. Disponível em:
REIGOTA, M. Educação ambiental: compromisso político e competência técnica. In: PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M.C.F. (eds.) Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Signus/USP, 2000
PELICIONI, A.F. Educação Ambiental: limites e possibilidades de uma ação transformadora. São Paulo; 2002. [Tese de Doutorado – Faculdade de Saúde Pública da USP]
PELICIONI, A.F. Movimento Ambientalista e Educação Ambiental. In: PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M.C.F. (Org.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2.ed. Barueri: Manole, 2014, p. 413-444.
TELLES, M.Q.; ROCHA, M.B., PEDROSO, M.L., MACHADO, S.M.C. Vivências integradas com o meio ambiente. São Paulo, Sá Editora, 2002.
TUAN, Y.F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980.
Conteúdo programático
O encontro de formação em sensibilização ambiental foi planejado para oferecer um arcabouço de informações e exemplos práticos, combinando teoria e vivência. A explanação teórica interativa sobre as principais pedagogias para sensibilização ambiental e os conceitos de educação ambiental será complementada pelo relato de experiências. A programação é dividida da seguinte forma, destacando os conteúdos abordados em cada aula e as atividades propostas:
Aula 1: Fundamentos da Educação Ambiental (03 HORAS)
Esta aula introdutória abordará os pilares teóricos da área, fornecendo uma base para a compreensão dos desafios e possibilidades da sensibilização ambiental.
• Conceitos e breve histórico da Educação Ambiental: Definições e princípios que norteiam a prática educativa voltada para a sustentabilidade.
• Sensibilização Ambiental: Entendimento do processo de despertar a percepção e a conexão com o meio ambiente.
• Políticas de Educação Ambiental: Panorama das diretrizes e marcos legais que orientam a educação ambiental no Brasil.
Aula 2: Alfabetização Ecológica e a Conexão com o Lugar (03 HORAS)
Nesta aula, exploraremos conceitos inspiradores que aprofundam a relação entre o ser humano e a natureza:
• Conceitos de Alfabetização Ecológica e Topofilia: Aprofundamento nas ideias de desenvolver uma compreensão sistêmica da vida e o amor pelos lugares.
• "A leitura do mundo precede a leitura da palavra": a inspiração de Paulo Freire: Discussão sobre a relevância da leitura da realidade e do contexto ambiental na construção do conhecimento.
• Mandamentos para se tornar um bom alfabetizador ecológico: Apresentação de princípios práticos para guiar a atuação do educador ambiental.
O encontro proposto, com sua explanação teórica interativa sobre as principais pedagogias para sensibilização ambiental e conceitos de educação ambiental, aliada ao relato de experiências oferecerá um arcabouço sólido de informações e exemplos práticos. Além disso, a promoção de dinâmicas artísticas e sensoriais demonstra a aplicação prática de metodologias que podem ser facilmente adaptadas a diferentes espaços e públicos.
Aula 3: Vivenciando Dinâmicas de Sensibilização (03 HORAS)
Esta aula será essencialmente prática, permitindo que os participantes experimentem metodologias que podem ser facilmente adaptadas a diferentes contextos e públicos. O objetivo é propiciar a oportunidade de vivenciar diversas dinâmicas que estimulam a percepção e a conexão com o ambiente. Uma delas foca em despertar a curiosidade e o reconhecimento da biodiversidade através de uma abordagem sensorial. Outra dinâmica visa promover a conexão afetiva com a natureza, utilizando como referência uma espécie bandeira ameaçada reforçando a importância da conservação. Além disso, será apresentada a metodologia de exploração guiada do ambiente que potencializa significativamente o aprendizado e a compreensão das inter-relações ecológicas.
Aulas 4, 5 e 6: Criação e Aplicação de Materiais Didáticos (06 HORAS presenciais e 05 horas assíncronas)
O curso culminará na aplicação dos conhecimentos adquiridos, incentivando a criatividade e a autonomia dos educadores na produção de seus próprios recursos visando a criação de um recurso didático, por exemplo, um jogo com foco na temática ambiental e aplicação coletiva. Aqui, a ideia é que cada educador(a), ou grupo de educadores(as), desenvolva um jogo educativo sobre temas ambientais que os(as) inspirem ou que sejam relevantes para o seu contexto de atuação. Pode ser um jogo de tabuleiro, um jogo de cartas, uma trilha, um jogo de adivinhação, jogo digital ou qualquer outra modalidade que estimule a interação e o aprendizado lúdico.
Coordenação
Andrea de Almeida Bossi, Andréa Focesi Pellicioni
Facilitação
Andréa de Almeida Bossi
Ecóloga pela UNESP Rio Claro, Especialista em Educação Ambiental pela USP São Carlos e mestra em Análise Ambiental Integrada pela Unifesp Diadema, atua em projetos e programas socioambientais desde 1998. Em 2011 ingressou na carreira de Analista de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é educadora da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ/SVMA/PMSP, coordenando o Curso de Especialização Lato Sensu Educação Ambiental e Sustentabilidade, entre outras atividades de formação. Até ingressar na PMSP, atuou por 13 anos em projetos e programas em entidades relevantes na área socioambiental.
Andréa Focesi Pelliccioni
Analista de Meio Ambiente na CEA-UMAPAZ/SVMA. Geógrafa, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP com curso de aperfeiçoamento em educação ambiental e doutorado sanduíche realizados na Macquarie University (Austrália). No campo da docência, atuou como professora auxiliar no ensino fundamental, professora universitária em cursos de graduação, bem como professora convidada em cursos de atualização e especialização nas áreas da saúde e meio ambiente. Trabalhou como Analista Ambiental do Ibama no Amazonas. Tem experiência em projetos e publicações nos campos da Educação Ambiental e da Promoção da Saúde.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
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Sobre
Vagas: 50.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Certificado: 80% de presença nas aulas e apresentação de proposta de recurso didático para atividade em grupo.
Necessidade de inscrição: Sim.
Público: Professores/as, educadores/as, educadores/as socioambientais, servidores/as da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e demais interessados/as em educação ambiental.
Observações sobre os dias da semana e horários: 01/10, 08/10, 05/10, 22/10, 29/10 (atividade assíncrona), 05/11.
Informação complementar: Este curso encontra-se validado para servidores/as públicos/as municipais sob nº de Proposta 352/2025 e Código do Curso 20250378. Os(as) servidores(as) interessados(as) devem se inscrever até três dias antes do início do curso para garantir a validação da atividade em sua progressão de carreira. Veja as carreiras contempladas: https://drive.google.com/file/d/1Olhfl-d7502SQqWwxL5aSfxq3GiWvr5c/view?usp=sharing