Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
SVMA completa 32 anos com avanços na preservação ambiental
No dia 19 de outubro, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) comemora 32 anos de atuação em prol de uma São Paulo mais sustentável e equilibrada. Criada em 1993 pela Lei nº 11.426, a pasta passou por diversas reorganizações ao longo de sua história, ampliando sua atuação nas políticas ambientais da cidade e se consolidando como gestora dos 120 Parques Municipais. Com cerca de 800 servidores distribuídos entre o gabinete, 8 coordenadorias e 26 divisões, mantém o compromisso de proteger a biodiversidade, recuperar áreas verdes e garantir qualidade de vida à população paulistana.
Ao longo dessas três décadas, a Secretaria planeja, coordena e executa ações voltadas à preservação ambiental, estabelecendo critérios para conter a degradação e a poluição. Atua em parceria com órgãos e entidades ambientais em diferentes níveis de governo, fortalecendo o intercâmbio técnico e científico. Como integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), implementa de forma descentralizada políticas públicas que buscam preservar os ecossistemas urbanos e ampliar a qualidade de vida na cidade.
Entre os avanços recentes, destaca-se o inédito Inventário da Arborização Urbana, que utiliza tecnologias de ponta, como laser 3D, câmeras 360° e inteligência artificial, para mapear cerca de 650 mil árvores em até três anos. Vinculada ao Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), a iniciativa torna os cuidados com o patrimônio verde da capital mais precisos e eficientes.
Novas tecnologias também impulsionam a modernização da SVMA em outras áreas, como o monitoramento de queimadas em áreas verdes e o licenciamento industrial totalmente online. Essas ferramentas agilizam processos, aumentam a eficiência da gestão ambiental e reforçam o compromisso da Secretaria com inovação e sustentabilidade.
O licenciamento industrial digital é um exemplo emblemático dessa transformação. A iniciativa reduziu prazos, eliminou etapas burocráticas e aprimorou a análise técnica, garantindo maior controle sobre as atividades industriais na cidade e promovendo o desenvolvimento sustentável.
Outro destaque da pasta é o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mananciais, criado em 2022, que incentiva a conservação de áreas estratégicas para a cidade. Desde sua implementação, já foram investidos mais de R$ 870 mil, garantindo a proteção de cerca de 550 hectares, beneficiando 30 proprietários que recebem apoio pelo manejo sustentável de suas propriedades, fortalecendo a preservação dos ecossistemas essenciais à população.
Um avanço significativo para a preservação ambiental foi feito em fevereiro de 2024, quando o Prefeito Ricardo Nunes declarou 32 Declarações de Utilidade Pública (DUPs), que ampliam a proteção ambiental em São Paulo e elevam a cobertura de vegetação nativa. Até agosto de 2025, cerca de 544 hectares já foram desapropriados, 4,4 vezes a área do Parque Ibirapuera, representando 3% das 51 DUPs. Após o processo expropriatório, essas áreas passarão a ser efetivamente públicas, fortalecendo a expansão de áreas verdes e a sustentabilidade da cidade.
Por meio da Divisão de Fauna Silvestre (DFS), a pasta realiza resgates, atendimentos e reabilitação de animais silvestres, buscando devolvê-los à natureza sempre que possível, no trabalho realizado nas unidades do Parque Anhanguera e no CeMaCAs. Além disso, utiliza sistemas como o SISFAUNA, coordena ações de fiscalização e combate ao tráfico de animais, publica anualmente o Inventário da Fauna do Município e elaborou o Manual Cidade Amiga da Fauna, reunindo orientações para uma convivência mais harmoniosa entre a cidade e a fauna urbana.
Ao longo de sua trajetória, a SVMA conquistou importantes marcos na preservação ambiental, na gestão de áreas verdes e na proteção da fauna e da flora da cidade. “Com projetos inovadores, tecnologias e iniciativas transformadoras, a Secretaria contribuiu para uma paisagem urbana mais verde, sustentável e conectada com a natureza. Do cuidado com os parques municipais, ao monitoramento da arborização urbana e manejo de espécies silvestres, cada ação reflete o esforço contínuo de equilibrar o desenvolvimento da cidade com a conservação ambiental, beneficiando diretamente a qualidade de vida da população paulistana”, reforça o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi. 
 
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

 
            



