Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

SVMA empossa novos conselheiros do CADES para o biênio 2025-2027

Evento marca o início das atividades do conselho que orienta ações e políticas ambientais no município
A imagem mostra uma reunião realizada em uma sala institucional da Prefeitura de São Paulo, com destaque para o fundo decorado com o logotipo da "Cidade de São Paulo – Verde e Meio Ambiente". Sentados ao redor de uma mesa retangular de madeira clara, diversos participantes, entre eles gestores públicos, técnicos e convidados, participam de uma discussão. Um dos homens, segurando o microfone, parece conduzir ou responder uma fala, sugerindo que a reunião tem caráter técnico ou deliberativo. Há microfones, câmeras e material impresso sobre a mesa, o que indica um encontro formal, possivelmente relacionado à gestão ambiental, planejamento urbano ou apresentação de projetos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. A presença de computadores ao fundo e materiais oficiais reforçam o contexto administrativo e institucional da ocasião.
Foto: Daniel Reis/ Acervo SVMA

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) empossou nesta quarta-feira (16/07), os novos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da cidade de São Paulo, que atuarão durante o biênio 2025-2027. A cerimônia foi realizada na sede da pasta e contou com a entrega oficial dos certificados aos conselheiros eleitos e indicados.​​​​

Ao todo, foram 66 conselheiros empossados, entre titulares e suplentes, representantes do poder público, das esferas municipal, estadual e federal, incluindo secretarias da Prefeitura de São Paulo, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (SEMIL), o Ministério do Meio Ambiente, e a Polícia Militar Ambiental, na condição de observadores, além de organizações não governamentais e do setor empresarial, comercial, entidades de classe, sindicatos e universidades, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e de conselheiros macrorregionais com atuação e conhecimento em questões ambientais locais.

A posse contou com a participação de destaque do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, além de representantes da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), das Coordenações de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal (CGPABI), de Planejamento Ambiental (CPA), de Licenciamento Ambiental (CLA), de Fiscalização Ambiental (CFA) e da Gestão dos Colegiados (CGC), responsável pelo acompanhamento técnico dos conselhos. 

Os nomes dos membros foram oficializados por meio da Portaria SGM n.º 189, de 15 de julho de 2025, e também podem ser consultados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, na edição do dia 16 de julho. A partir da posse, os conselheiros passam a deliberar, em conformidade com suas atribuições, sobre temas relacionados à sustentabilidade, além de acompanhar programas da SVMA e propor ações para a agenda ambiental. 



Durante a solenidade, o titular da pasta destacou o papel estratégico do colegiado. “Contar com um órgão plural, técnico e participativo como o CADES é garantir que o desenvolvimento urbano esteja sempre aliado à proteção ambiental e à justiça climática”, afirmou Ashiuchi. 

O novo mandato atuará pelos próximos dois anos e realizará sua primeira reunião ordinária no dia 13 de agosto, quando serão definidas as diretrizes iniciais da gestão, o calendário anual de reuniões ordinárias, a composição das câmaras técnicas e as prioridades para o período de 2025–2026.



Sobre o CADES

Instituído pela Lei 11.426/1993, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é um órgão consultivo e deliberativo que reúne representantes do Executivo e da sociedade civil para acompanhar, avaliar e propor políticas, programas e projetos de preservação, conservação, recuperação e melhoria das condições ambientais no município de São Paulo. 

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas. A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro. O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens