
Oficina • Presencial
Um (mini)jardim para chamar de seu...
Data: 22/10/2025 e 24/10/2025. Quarta-feira e Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
A Oficina será realizada em 2 encontros, nas manhãs primaveris de Outubro...
Seremos inspirados por 2 emblemáticos projetos: "The Garden of Cosmic Speculation" (Dumfries / Escócia) de Charles Jencks (1939 - 2019) e "Reversible Destiny Yoro Park" - obra concebida por Shusaku Arakawa (1936 – 2010) e Madeline Gins (1941- 2014) para o parque público localizado em Yoro, Japão.
Segundo Jencks (2018) “a necessidade nem sempre é a mãe da invenção, mas em um jardim geralmente é o estímulo para construir”.
“Eu exploro metáforas que fundamentam tanto a natureza crescente quanto as leis da natureza, paralelos que nos enraízam pessoalmente no cosmos tão firmemente quanto uma planta, mesmo enquanto nossa mente escapa a esses lares” (JENCKS, 2019).
Mas... como aplicar isso tudo num... minijardim?
E, do macro ao micro, apre(e)nder - através de experiências transdisciplinares e sensoriais - conceitos relacionados à proporção, escala, Arte, Arquitetura e Paisagismo?
Objetivo
As Oficinas de Minijardins temáticos visam estimular a construção do conhecimento através de uma forma lúdica, possibilitando o intercâmbio de experiências entre os participantes e reforçando a "metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".
O conceito de transdisciplinaridade (PIAGET, 1970) remete a uma atitude estimuladora para a compreensão das complexidades, de forma mais empática, com a articulação de diversos saberes visando à unidade do conhecimento.
Essa é a relação entre os 2 projetos inspiradores que serão apresentados nesta Oficina - e essa necessidade da transmissão do conhecimento de forma mais holística está alinhada, inclusive, com os ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Metodologia
Atividade interativa através de palestras expositivas e elaboração de minijardins temáticos.
Analisando e assimilando conceitos (proporção áurea / Fibonacci, recursos paisagísticos, DNA, Fractais, Teoria do Caos etc.), trocando experiências, aguçando as percepções e criando, assim, as primeiras sinapses para o desenvolvimento dos minijardins.
Para a execução dos minijardins são indicados materiais diversos: arame galvanizado flexível, fio de nylon, imãs. Para acomodar as espécies vegetais (suculentas de porte pequeno, fornecidas pelo Viveiro Manequinho Lopes) são sugeridos vasos pequenos de vidro, cápsulas vazias de café expresso etc.
Após a finalização dos minijardins os participantes recebem orientação de como fotografá-los melhor, utilizando um fundo infinito improvisado.
Conteúdo programático
1. Conversa com... Helena Quintana Minchin: "The Garden of Cosmic Speculation" e "Reversible Destiny Yoro Park"
2. Conversa com... Juscelino Nobuo Shiraki: Suculentas & Afins; Proporção & Equilíbrio, Fractais, Teoria do Caos etc
3. Montagem de minijardins
4. Encerramento: sessão de fotos com os minijardins montados pelos participantes
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Helena Quintana Minchin
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto), MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia) e Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (UNIFESP / UMAPAZ). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Marmelo, Café, Pão, Banana etc), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo Mostra UMAPAZ. .
Juscelino Nobuo Shiraki
Engenheiro Agrônomo graduado pela UNESP Botucatu. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo e atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ – Departamento de Educação Ambiental da SVMA. .
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Interessados no tema
Vagas: 30.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.
