
Oficina • Presencial
VERDES TONS com Francine Sakata: "Criando composições com árvores - do Paisagismo Inglês aos parques contemporâneos"
Data: 07/11/2025. Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
Neste encontro - coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin - o Curso Municipal de Recursos Paisagísticos receberá a Arq. Paisagista Francine Sakata.
A palestrante é voluntária - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. Será disponibilizada Lista de Presença para registro dos participantes.
Objetivo
Conhecer as estratégias de composição dos jardins românticos da Inglaterra e as lições que atravessaram séculos e ainda estão presentes nos projetos contemporâneos.
Serão também abordadas as formas e os volumes da vegetação, características e necessidades das árvores nos ambientes urbanos e critérios para a composição como mistério, surpresa e sequencia de sensações.
Metodologia
Aula expositiva e exercício em grupo de composição de vegetação.
Bibliografia
Conteúdo programático
1. Café Colaborativo de Boas-Vindas
2. Aula expositiva
3. Exercício em grupo
4. Encerramento
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Francine Sakata
Francine Gramacho Sakata é Arquiteta Paisagista. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1997) e fez Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas (2005) e Doutorado na área de Paisagem e Ambiente (2018) na mesma instituição. Foi autora dos livros “Parques Urbanos no Brasil” com Silvio Soares Macedo e “Paisagismo urbano – requalificação e criação de imagens”, publicados pela EDUSP. É professora de Paisagismo na FAU-Mackenzie desde 2025 e é membro da ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. Desenvolve projetos paisagísticos para parques, conjuntos comerciais e residenciais através da RGM Arquitetos e em pareceria com a BMA Arquitetos. fonte: Francine Sakata.
Helena Quintana Minchin
Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto), MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia) e Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (UNIFESP / UMAPAZ). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Marmelo, Café, Pão, Banana etc), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo Mostra UMAPAZ.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Alunos e ex-alunos da UMAPAZ; interessados no tema.
Vagas: 60.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.
