Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Arboricultura e a poética arbórea: a influência da árvore na cultura dos povos

Palestra • Presencial

Arboricultura e a poética arbórea: a influência da árvore na cultura dos povos

Data: 18/08/2025. Segunda-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.

Inscreva-se

Descrição

Atividade comemorativa dos 50 anos da Escola Municipal de Jardinagem.
Desde a antiguidade os povos estabelecem complexas conexões com as árvores, trazendo importantes repercussões de natureza cultural. Mitos, lendas, astrologia e misticismo, além das artes, como dança, pintura, literatura e cinematografia, são temáticas que serão abordadas de forma introdutória e integrada.

Objetivo

A palestra, de natureza introdutória, é dirigida aos interessados que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a presença da árvore nas diversas expressões culturais.

Bibliografia

Coordenação

Mário do Nascimento Junior, Natalia Paganotti Antonucci

Facilitação

Mário do Nascimento Júnior

Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo e Direito pela Universidade São Francisco. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo. Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de São Paulo desde 1992, atuou no Departamento de Parques e Áreas Verdes como Engenheiro Agrônomo e Assistente Jurídico. Há alguns anos dedica-se ao estudo das árvores e sua influência no meio ambiente e na cultura dos povos. Interessado por poesia, fotografia e na simbologia das árvores. Atualmente é integrante do quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/UMAPAZ. 

 

Natália Paganotti Antonucci

Bióloga (bacharelado e licenciatura) com mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e Geoprocessamento pelo SENAC/Santo Amaro. Analista de Meio Ambiente na PMSP desde 2010. Atuou na fiscalização ambiental e na gestão de Unidades de Conservação. Integra o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2021. Interessada em danças e em formas de expressão da espiritualidade. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a presença da árvore nas diversas expressões culturais.

Vagas: 60.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Necessidade de inscrição: Sim.