Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2

Estudo de Meio como estratégia de sensibilização ambiental

Minicurso • Presencial

Estudo de Meio como estratégia de sensibilização ambiental

Data: 16/06/2026. Terça-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.

Inscreva-se

Descrição

Este minicurso propõe uma jornada pedagógica viva, desenhada para despertar a curiosidade, fortalecer o vínculo com o meio ambiente e resgatar o prazer de aprender. Através de uma metodologia ativa, o conhecimento é construído de forma dinâmica . Ao longo do encontro, os pilares teóricos da sensibilização ambiental são alinhados a práticas participativas, culminando em uma vivência de Estudo de Meio que demonstra, na prática, como essa estratégia se consolida como uma ferramenta poderosa para a percepção da realidade.

Objetivo

Promover a construção ativa do conhecimento e a sensibilização ambiental por meio de uma metodologia viva , capacitando os participantes a utilizarem o estudo de meio como uma ferramenta prática de intervenção e transformação da realidade.

Metodologia

A atividade utiliza uma metodologia ativa desenhada para provocar a curiosidade, o vínculo com o ambiente e o desejo de aprender. Focada na construção ativa do conhecimento, a jornada pedagógica é estruturada em três etapas: a Mobilização, que desperta o interesse e conecta o tema à realidade do aluno; a Construção, marcada pelo confronto direto e pela análise profunda do objeto de estudo; e a Síntese, onde o novo saber é sistematizado e expresso de forma autoral.
Ao longo do encontro , combinaremos exposições dialogadas sobre os pilares da sensibilização ambiental com práticas dinâmicas, culminando em uma vivência de estudo de meio como ferramenta de intervenção ativa e transformadora.

Bibliografia

BRASIL. Lei nº 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm. Acesso em 22 out. 2022. 
Cacete, N. H.; Durães, F. A. dos A. O potencial pedagógico do Estudo do Meio no Vale do Paraíba - Vol. 1. São Paulo: FEUSP, 2020.Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/569/506/1933 acesso 08 mai. 2026
CAPRA, F. et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Tradução de Carmem Fisher. São Paulo: Cultrix, 2006. 
CORNELL, J. Vivências com a Natureza : guia de atividades para pais e educadores. Tradução Arianne Brianezi, Cláudia Peruso Nardi, Júlia Dojas, Rita Mendonça. 3. ed. São Paul: Aquariana, 2008.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Lei nº 15.967 de 24 de janeiro de 2014. Dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo e dá outras providências. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-15967-de-24-de-janeiro-de-2014. Acesso em: 02 abr. 2024. 
Ribeiro, J., A., G.; CAVASSAN, O. As quatro dimensões da relação homem - meio ambiente. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7401
acesso em 19/10/22
SÃO PAULO (Estado). Lei nº 12.780 de 30 de novembro de 2007. Institui a Política Estadual de Educação Ambiental. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2007/lei-12780-30.11.2007.html. Acesso em: 02 abr. 2024.

Conteúdo programático

Sensibilização ambiental;
Estudo de Meio

Coordenação

Andrea de Almeida Bossi

Facilitação

Andréa de Almeida Bossi

Graduada em Ecologia pela UNESP Rio Claro, Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pelo CRHEA/USP São Carlos e Mestra em Ciências pela Unifesp Diadema. É Analista de Meio Ambiente da SVMA/PMSP desde 2011, integrando a Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ. Antes de ingressar na PMSP, atuou por 13 anos em projetos e programas em instituições relevantes na área socioambiental.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Educadores e interessados na educação ambiental

Vagas: 50.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.

Certificado: Presença

Dias da semana: 16.06

collections
Galeria de imagens

Instagram I  Facebook I  YouTube I  Twitter I  TikTok