
Oficina • Presencial
Kokedama - Bromélias / Preparo e Cuidados
Data: 29/07/2026. Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
Você já descobriu o poder da influência da natureza sobre nosso corpo e mente? Trazer estes elementos perto de nós é um grande exercício que promove o bem estar e calmaria na rotina urbana. Nesta oficina prática e teórica, você vai aprender passo a passo a técnica japonesa do Kokedama em Bromélias.
Objetivo
Esta oficina propõe uma introdução para o público geral à arte do Kokedama, dando ferramentas para que todos possam criar suas próprias esferas de musgo com bromélias. A atividade foi estruturada didaticamente para passar conhecimento teórico/ prático do cultivo de plantas, oferecendo um passo-a-passo simples e acessível a todos. Além de um aprendizado técnico, a oficina busca proporcionar uma experiência terapêutica de desaceleração, estimulando o bem-estar e a reconexão com a natureza através do trabalho manual. Esta oficina tem como objetivo ensinar os alunos a montar seu próprio kokedama.
Metodologia
Apresentação e introdução ao assunto; informações sobre os cuidados e cultivo da bromélia. Parte prática com a montagem de 1 arranjo pequeno (cerca de 15cm) por aluno.
Bibliografia
Conteúdo programático
Coordenação
Christina Otani Kitamura
Facilitação
Juscelino Nobuo Shiraki
Engenheiro Agrônomo graduado pela UNESP Botucatu. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo e atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ – Departamento de Educação Ambiental da SVMA.
Christina Otani Kitamura
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Belas Artes, com especialização em Geoprocessamento e Banco de Dados, é servidora municipal desde 2009. Atuou em diferentes setores ligados a geoprocessamento, planejamento urbano e gestão de dados. Estudou Língua e Cultura Japonesa e Arquitetura no Japão. Atualmente integra o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/CEA-UMAPAZ.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Munícipes em geral
Vagas: 10
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.
Certificado: Não haverá por ser uma oficina.
Seleção: Sim.
Dias da semana: 29/07/2026
