Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 3

Olhares para a Biodiversidade: Um despertar para a riqueza da cidade de São Paulo

Oficina • Presencial

Olhares para a Biodiversidade: Um despertar para a riqueza da cidade de São Paulo

Data: 23/05/2026. Sábado.
Horário: 08:00 às 16:00.

Inscreva-se

Descrição

A falta de conhecimento, impossibilita a construção de vínculos afetivos e consequentemente o cuidado com o que quer que seja. Isso se aplica também à biodiversidade. É necessário conhecer para se afeiçoar e posteriormente cuidar. Restabelecer então, os vínculos da nossa espécie com as demais espécies da natureza, se torna fundamental como estratégia de conservação da biodiversidade. Nesse contexto a vivência e a percepção do ambiente natural e urbano em que se insere a cidade de São Paulo, associado ao conhecimento da fauna, flora e demais grupos de seres vivos, oferece elementos essenciais para reestabelecer e fortalecer tais vínculos e trazer a consciência da importância de se conservar a biodiversidade não só para as presentes, como também para as futuras gerações.
A cidade de São Paulo, apesar de ser o maior aglomerado urbano da América Latina, ainda abriga uma grande diversidade de flora e fauna silvestre. Nessa oficina, despertaremos o olhar para os principais grupos de seres vivos da nossa cidade, com o objetivo de construir, coletivamente, atividades de sensibilização ambiental e proporcionar uma reconexão com a natureza.

Objetivo

Fomentar o hábito da observação da biodiversidade urbana. Subsidiar ações educativas e ambientais na cidade de São Paulo, visando a conservação da biodiversidade. Divulgar o conceito de ciência cidadã, promovendo a difusão e democratização do conhecimento científico e o fortalecimento da cidadania.

Metodologia

O conteúdo será abordado por meio de exposições dialogadas, oficinas e atividades práticas de observação de biodiversidade. Ao final da oficina, espera-se que os participantes construam coletivamente atividades de sensibilização ambiental com o objetivo de reconexão com a natureza e conservação da biodiversidade.

Bibliografia

1. COSTA, 2007. OBSERVAÇÃO DE AVES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REVISTA DIDÁTICA SISTÊMICA, ISSN 1809-3108, VOLUME 6, JULHO A DEZEMBRO DE 2007.

2. SÃO PAULO (MUNICÍPIO). SECRETARIA DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE. AVES DA CIDADE – SÃO PAULO. 2012. DISPONÍVEL ONLINE EM SAVE BRASIL, 2015.

3. GUIA DE PRÁTICAS E SABERES COM A NATUREZA – PROJETO JACUTINGA. DISPONÍVEL ONLINE EM SULLIVAN, B.L., C.L. WOOD, M.J. ILIFF, R.E. BONNEY, D. FINK, AND S. KELLING. 2009.

4. EBIRD: A CITIZENBASED BIRD OBSERVATION NETWORK IN THE BIOLOGICAL SCIENCES. BIOLOGICAL CONSERVATION 142: 2282-2292.

5. VIEIRA-DA-ROCHA E MOLIN, 2010. A OBSERVAÇÃO DE AVES COMO FERRAMENTA PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. ATUALIDADES ORNITOLÓGICAS, 155.

6. WIKIAVES (2008) WIKIAVES, A ENCICLOPÉDIA DAS AVES DO BRASIL. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.WIKIAVES.COM.BR/

Conteúdo programático

1. Por que São Paulo apresenta tanta diversidade?
2. A Vegetação de São Paulo.
3. Inventário da Fauna Silvestre no município de São Paulo.
4. Monitoramento de Fauna com ênfase em mamíferos, agravos e medidas mitigadoras.
5. Coexistência e ações práticas de conservação e incremento da biodiversidade.
6. Observação de interações no Viveiro Manequinho Lopes com inserção de dados nas plataformas de ciência cidadã.
7. Como abordar o tema Biodiversidade em sala de aula.
8. Construção de trilhas para sensibilização ambiental.

Coordenação

Alessandro Mendonça Mazzoni

Facilitação

Alessandro Mendonça Mazzoni

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo IB/USP, mestre em Ciências (Ecologia) também pelo IB/USP. É Analista de Meio Ambiente junto à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e atualmente atua como educador na Escola Municipal de Jardinagem.

 

Ana Maria Brischi

Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos na produção de mudas e de 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora.

 

Giovanni Balaton Pupin

Biólogo especialista em animais de interesse em saúde. Possui ampla experiência no inventário e monitoramento de fauna, com foco na avifauna. Atualmente trabalha na coordenação de projetos de fauna e desenvolvimento de políticas públicas.

 

Luciene Lopes Lacerda

Bióloga, Analista de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo desde 2009. Especialista em Manejo de Animais Silvestres pela PUC-SP e em Arborização Urbana pela UNIFESP. Em sua carreira, destaque para os trabalhos em Licenciamento e Educação Ambiental, análise de Termos de Ajustamento de Conduta e reparação de danos ambientais, docência e coordenação de cursos e eventos na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e Escola Municipal de Jardinagem. Colaboradora na elaboração de Planos Verdes Municipais e Políticas Públicas voltadas ao meio ambiente. Atualmente é técnica na Divisão da Fauna Silvestre atuando, dentre outras frentes, na gestão e monitoramento de animais silvestres, bem como na resolução de conflitos humano-fauna.

 

Leila Weiss de Almeida Pedrosa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). Atualmente trabalha na Divisão da Fauna Silvestre, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, São Paulo. Tem experiência na área de Conservação Ambiental com ênfase na Conservação da Fauna Silvestre.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Todos os interessados, preferencialmente educadores, gestores e estagiários de parques urbanos e unidades de conservação.

Vagas: 60.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.

Certificado: 100% de frequência

Parceria: ampBio.

Dias da semana: 23/5

collections
Galeria de imagens

Instagram I  Facebook I  YouTube I  Twitter I  TikTok