Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 8 de Outubro de 2025 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Projeto executivo do Parque Savoy é apresentado para moradores da região e reforça gestão participativa

Estudo para implementação do espaço foi desenvolvido em parceria com a comunidade e tem foco na preservação ambiental, requalificação urbana e ampliação das áreas verdes
Acervo SVMA

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) apresentou, no dia 2 de outubro, na Igreja Viva Vida, localizada no bairro Parque Savoy City, o projeto executivo do Parque Savoy, que promete transformar uma área estratégica da capital em referência de convivência, lazer e sustentabilidade. Fruto de um processo participativo iniciado em 2024 com a comunidade local, o projeto incorpora demandas dos moradores em um planejamento que une paisagismo, áreas de lazer e soluções voltadas à preservação ambiental.

 

Durante o encontro, o arquiteto da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO), Lucas Lavecchia, apresentou o projeto do novo parque destacando o planejamento paisagístico, as áreas de lazer e as soluções de preservação ambiental. Foram apresentados também o histórico da área e o "Mapa de Afetos", atividade em que o público indicou os locais preferidos do projeto. Por fim,a equipe informou aos presentes sobre as próximas etapas, que terão como  foco a elaboração do material técnico para a licitação das obras. 

 

O projeto do Parque Savoy representa uma iniciativa voltada à requalificação urbana com foco na ampliação das áreas verdes, na valorização ambiental e na oferta de espaços públicos acessíveis à população. Desenvolvido com base em critérios técnicos de sustentabilidade, integração com o entorno e funcionalidade, o parque reforça o compromisso da SVMA com a melhoria da qualidade de vida e a gestão responsável dos recursos naturais do município.

 

Estão previstas estruturas como dois playgrounds, três acessos, mini campo de futebol, calçadas, escada de transposição, mirante, portaria, sanitários, trilha, academia para a terceira idade (ATI), iluminação e mobiliário urbano.

 

Características e propostas para o espaço
Parte da área do futuro Parque Savoy abriga um remanescente de vegetação nativa classificado pelo Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), além de uma nascente e um curso d’água que deságua no Córrego Guaiúna, o que caracteriza parte do terreno como Área de Preservação Permanente (APP).

Também será feito o plantio de espécies nativas para recuperação e enriquecimento da vegetação local, com foco nas áreas de APP e em trechos que demandam revegetação.

 

 

Siga a SVMA nas redes sociais  

ícone do Instagramícone do Facebookícone do Youtube

   

collections
Galeria de imagens