Ouvidoria Geral do Município de São Paulo

Principais Ações - Transparência Passiva

Capacitações aos Servidores quanto ao Serviço de Informação ao Cidadão - SIC: É parte essencial da garantia do cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e do correto atendimento dos pedidos de informação a capacitação constante dos servidores que trabalham como pontos focais em seus órgãos.

Servidores Capacitados e Capacitações por Ano

Capacitações de Servidores em 2023
Atividade Data Público Participante* Local
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 13/12/2023 51 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Fórum do Direito de Acesso à Informação Pública da cidade de São Paulo para os pontos focais 23/11/2023 81 Plataforma Virtual
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 18/10/2023 47 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 14/09/2023 68 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 10/08/2023 64 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Fórum do Direito de Acesso à Informação Pública da cidade de São Paulo para os pontos focais 09/08/2023 90 Plataforma Virtual
Pedidos de informação pública para os Pontos Focais SME 28/07/2023 04 Plataforma Virtual
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 11/07/2023 60 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pública na cidade de São Paulo: Pedidos de acesso à informação pública para a Ouvidoria de Mogi das Cruzes 16/06/2023 11 Plataforma Virtual
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 16/06/2023 42 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública para os Pontos Focais Subprefeitura Pirituba/Jaraguá (parte 2) 22/05/2023 07 Plataforma Virtual
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 16/05/2023 80 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública para os Pontos Focais Subprefeitura Pirituba/Jaraguá 05/05/2023 07 Plataforma Virtual
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 13/04/2023 50 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Oficina LAI: Pedido de Informação Pública e Transparência Passiva (alunos de Gestão Pública da USP Leste) 12/04/2023 71 Campus USP Leste
Pedidos de informação pública para os Pontos Focais 06/04/2023 69 Plataforma Virtual
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 14/03/2023 33 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 23/02/2023 52 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP

* Público participante e aprovado conforme o Regimento Interno do Centro de Formação em Controle Interno – CFCI, disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/controladoria_geral/Anexo_I_RegimentoInterno_marco_2023.pdf

 

Capacitações de Servidores em 2022
Atividade Data Público Participante Local
Pedidos de informação pública para os Pontos Focais (órgão: SMS) 25/11/2022 38 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 09/11/2022 33 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 05/10/2022 25 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 13/09/2022 41 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 03/08/2022 25 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 05/07/2022 27 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedido de Informação pública: ferramenta de cidadania 07 de junho de 2022 34 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedido de Informação pública: ferramenta de cidadania 04 de maio de 2022 49 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Oficina LAI: Pedido de Informação Pública e Transparência Passiva (Conselheiros CONDEUSP) 27 de abril de 2022 26 Plataforma Virtual Teams
Oficina LAI: Pedido de Informação Pública e Transparência Passiva (alunos de Gestão Pública da USP Leste) 18 de abril março de 2022 44 Campus USP Leste
Pedido de Informação pública: ferramenta de cidadania 05 de abril de 2022 46 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Oficina LAI: Pedido de Informação Pública e Transparência Passiva (Conselheiros Sehab Leste) 29 de março de 2022 15 Plataforma Virtual Google Meet
Pedido de Informação pública: ferramenta de cidadania 09 de março de 2022 36 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP

 

 

Capacitações de Servidores em 2021
Atividade Data Público Participante Local
Operacionalização do Sistema e-SIC/Fluxos de atendimento/Prazos 29 de setembro de 2021 servidores _ pontos focais do e-SIC Auditório CGM - Edifício Conde de Prates
Pedido de Informação pública: ferramenta de cidadania 12 de agosto de 2021 28 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Pedidos de informação pública: ferramenta de cidadania 30 de junho de 2021 76 Plataforma Virtual - Centro de Formação em Controle Interno - CGM/SP
Legislação/operacionalização do sistema/fluxos de atendimento 27 de maio de 2021 pontos focais do e-SIC de SMSUB Plataforma Teams

 

Ano: 2020

No ano de 2020, a CGM promoveu 5 atividades formativas dedicadas exclusivamente a servidores/as municipais da Prefeitura de São Paulo, com um total de 121 participantes. Os cursos tiveram por objetivo capacitar e instrumentalizar as/os participantes nos temas de transparência pública, utilização do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), gestão da informação, abertura de dados e governo aberto. Seguem abaixo as atividades realizadas:

Capacitações de Servidores em 2020
Atividade Data Público Participante
Oficina 'Soluções para a Cidade: a população formulando políticas públicas' 06/11/2020 28
Oficina 'Uma web possível: criação de sites acessíveis' 29/10/2020 13
Oficina 'GEOSAMPA: a cidade ao alcance de um clique' 26/10/2020 20
Oficina 'O uso da tecnologia social como ferramenta de transformação' 20/10/2020 28
Oficina 'Cine Governo Aberto: toda tela importa' 08/10/2020 32

 

Público de Capacitações por Trimestre (2019-2017)

Total de Participantes por Trimestre e Ano
Ano 1º Trimestre 2º Trimestre 3º Trimestre 4º Trimestre
2019 83 183 197 36
2018   62 28 27
2017 158 66 69 59

 

Iniciativas de Transparência e Acesso à Informação

Base de Classificação Temática

Como uma inovação, a Divisão de Transparência Passiva passou a classificar tematicamente os pedidos de informação registrados no município a fim de conhecer as demandas dos munícipes de forma organizada e poder servir de instrumento de gestão de dados para os órgãos. Confira a Base de Classificação Temática no Portal de Dados Abertos.

Rede INFO Aberta

A Rede de Agentes públicos pelo Acesso à Informação e Governo Aberto foi criada em 2017 após uma ampliação da anterior Rede INFO. A Rede INFO Aberta tem por objetivo institucionalizar e disseminar a temática de governo aberto e transparência dentro na Prefeitura Municipal de São Paulo. Fazem parte desta rede:

  • 1. Autoridade Máxima do órgão ou entidade;
  • 2. Chefe de Gabinete;
  • 3. Ponto Focal e-SIC e Ponto Focal de Governo Aberto.

Dentro do âmbito desta rede são promovidas capacitações aos servidores, eventos e materiais. Conheça a Rede INFO Aberta!

Pedidos Respondidos

Em iniciativa inovadora, a Controladoria Geral do Município de São Paulo disponibiliza o acesso à base de dados contendo todos os pedidos de acesso à informação e todas as respostas dadas pelos órgãos da administração pública direta e indireta do município desde a implantação do Sistema e-SIC (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão), em agosto de 2012. Acesse a base de Pedidos Respondidos e conheça essa iniciativa!
 

Materiais sobre Transparência e Acesso à Informação