Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Brincando com os Avós na Natureza

Oficina • Presencial

Brincando com os Avós na Natureza

Data: 06/12/2025. Sábado.
Horário: 10:00 às 12:00.

Inscreva-se

Descrição

Brincar na natureza reduz o estresse e a ansiedade, melhora o humor e o sono, fortalece o sistema imunológico, dentre outros benefícios para a saúde integrativa. A atividade incentiva ainda a prática de exercícios físicos e estimula a criatividade, levando a uma sensação geral de bem-estar. Participar de atividades ao ar livre e junto com outras pessoas, especialmente junto a quem se tem afeto, pode fortalecer os laços sociais e familiares e levar a um senso de comunidade.
O Coletivo Brincando com os avós é formado por profissionais de diversas áreas que se especializaram como Agentes do Brincar, os quais irão facilitar as atividades nessa divertida manhãAo reconhecerem a importância das brincadeiras em qualquer idade, criaram vivências para que os avós pudessem lembrar da própria infância e  mostrar aos seus netos a maneira como eles próprios se divertiam sem telas de celular, TV ou vídeo games. Utilizavam brinquedos simples e baratos, construíam ou brincavam sem eles. O importante era a amizade e a alegria de estar junto com outras crianças, divertindo-se.
Se você se interessa em vivenciar e resgatar o sentimento de alegria que essas brincadeiras proporcionam, venha se juntar a nós!

Objetivo

Em meio à natureza, aproximar avós e netos por meio da experiência do brincar, trazendo memórias felizes, criando novas lembranças para ambos, estreitando o vínculo afetivo e colaborando para o bem-estar físico, mental, social e emocional.

Metodologia

Brincadeiras tradicionais diversas, adaptando-as quando necessário, para evitar acidentes.

Conteúdo programático

 

Coordenação

Mirian Mayumi Okada

 

Sofia M.R. de Oliveira

Facilitação

Sueli Regina de Mello

Jornalista e a partir de 2015 buscou trilhar por outros caminhos. Resolveu trabalhar com alegria e criatividade: fez diversos cursos de Contação de Histórias nas bibliotecas Narbal Fontes e Monteiro Lobato até especializar-se em Narração de Histórias, pela Casa Tombada. Mediadora de Leitura, com curso ligado à PUC Rio e à Unesco, e Agente do Brincar pelo IPA Brasil. Apresenta-se em bibliotecas, livrarias e eventos, contou histórias em Hospitais como voluntária da Associação Viva e Deixe Viver, mediadora do grupo de leitura Janelas para o Mundo, onde os participantes são 60+, em sua maioria, e atua no Coletivo Brincando com os Avós, desde a fundação em 2019.

 

Rosana Cerqueira Dias

Educadora apaixonada por histórias, pessoas e encontros. Atuou por décadas como professora de Educação Infantil e Coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Mestra em Educação, com foco no Trabalho Coletivo Docente. Hoje segue movida pelo afeto e pelo brincar: Voluntária como Contadora de Histórias no Hospital A.C. Camargo (Associação Viva e Deixe Viver) e Agente do Brincar no Grupo de Trabalho Brincando com os Avós, do Coletivo Trabalho 60+. Avó coruja de uma garotinha de 6 anos, escreve prosas poéticas, conta histórias e brinca com o público de todas as idades em diferentes Instituições, acreditando no poder transformador das palavras, da escuta e do Brincar.

 

Andréia Fahl Oliveira

Formada em Pedagogia e Arte Dramática e Curso Técnico em Eventos, trabalhou 26 anos no serviço público atendendo pessoas, especializou-se como Agente do Brincar e Agente do Brincar Inclusivo. Tem experiência prática na condução de atividades lúdicas e interativas com públicos diversos como crianças, educadores e idosos, com organização e criatividade, para que as brincadeiras sejam um sucesso. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Crianças e jovens de 04 a 12 anos. Avós e adultos com vontade de brincar.

Vagas: 20.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.

Parceria: Coletivo Brincando com os Avós.

collections
Galeria de imagens