
Composição Botânica de Gal Grumam
Oficina • Presencial
Composição Botânica
Data: 20/10/2025. Segunda-feira.
Horário: 09:00 às 13:00.
Descrição
Vivência imersiva de sensibilização com o mundo vegetal, através do olhar para essas matérias vegetais que não cessam de chegar ao solo. Percepção desse estímulo à curiosidade sobre toda essa riqueza contada através de folhas, frutos, sementes, galhos, cascas e outros. Apresentação da proposta de utilização desses elementos como componentes de composição artística.
Objetivo
Atividade como convite a aproximação, convivência e conscientização. A oficina se propõe a exercitarmos nossa percepção para a imensa diversidade, complexidade e beleza com que o reino vegetal se expressa.
Metodologia
Prática. Vivência de sensibilização.
Conteúdo programático
1. Roda de conversa / Investigação sobre o mundo vegetal no Viveiro Manequinho Lopes / Parque Ibirapuera, destacando alguns temas como:
- Cegueira Botânica
- Um recorte sobre a importância do mundo vegetal na sustentação da vida humana
- Coleta como recurso de aproximação
2. Vivência prática de composição artesanal/artística com materiais coletados.
- Utilização de materiais previamente coletados e já secos e também de materiais coletados durante o passeio. Serão utilizadas: agulhas finas, linhas diversas, barbantes, bases de tecido, cola branca líquida (escolar), cola para tecido, tesoura.
Coordenação
Cristiana Bernardi Isaac
Facilitação
Gal Gruman
Gal Gruman é artista cuja pesquisa caracteriza-se pelos fazeres têxteis, elementos vegetais e orgânicos. Teve como práticas artísticas iniciais a cerâmica e o cinema de animação. Aprofundou suas práticas experienciando várias técnicas e materiais na construção de bonecos, objetos de cena, adereços, figurinos, maquetes em inúmeros trabalhos para teatro, cinema, exposições, editoras e na TV Cultura onde integrou a equipe de Efeitos Especiais e Adereços por mais de uma década.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Público Livre.
Vagas: 25.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Seleção: Sim.
Necessidade de inscrição: Sim.
Observações:
- Os participantes podem trazer o que tiverem dos materiais listados acima para seu uso na composição botânica.
- Os participantes devem trazer sua xícara de chá ou café e/ou garrafinha de água. Como haverá uma caminhada no Viveiro Manequinho Lopes, sugerimos o uso de calçados e roupas confortáveis. Uso de protetor e repelente.