
Curso • Presencial
Curso " Como Fazer Uma Horta" - Turma 62
Data: 19/03/2026 a 21/05/2026. Quinta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Abertura das inscrições em: 04/03/26 às 10h
Descrição
O Curso abordará procedimentos e técnicas de cultivo de hortaliças convencionais e não convencionais (PANC), em canteiros ou em recipientes, com base nos princípios da agroecologia. Os conteúdos são distribuídos em aulas expositivas e aulas práticas e demonstrativas no Campo Experimental (uma aula por semana, permitindo ao aluno acompanhar todas as etapas da horta, desde o preparo do solo, montagem do canteiro, a semeadura e plantio, os tratos culturais, o preparo do composto orgânico e a colheita).
Objetivo
O Curso tem por objetivo demonstrar procedimentos e técnicas de cultivo de hortaliças convencionais e não convencionais (PANC), em canteiros ou em recipientes, com base nos princípios da agroecologia.
Metodologia
O curso é distribuído em aulas expositivas nas dependências da UMAPAZ e aulas demonstrativas e práticas no Campo Experimental, de forma alternada, permitindo ao aluno aprender a implantar e cuidar de uma horta de base agroecológica.
Bibliografia
1. Horta: Cultivo de hortaliças. PMSP, SVMA, PROAURP. São Paulo, 2010. (Apostila)
2. Encontros sobre a horta agroecológica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ns-dHJTH5to&list=PL6pOz1OEkraYcKsmnoH8EpuaIpkwSfa8l
Conteúdo programático
Apresentação do curso e classificação das hortaliças;
Agricultura orgânica x Agricultura convencional;
Planejamento e implantação de uma horta;
Agroecologia e suas vertentes;
Solos – conceitos e manejo orgânico;
Formas de propagação – sementes, sementeiras e transplante;
Compostagem e minhocário;
Nutrição mineral, adubação e calagem;
Cultivo de hortaliças em recipientes e pequenos espaços;
Identificação e controle de pragas e doenças;
Alimentação Sustentável; PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais;
Rotação e consorciação de culturas;
Tratos culturais e Colheita das hortaliças.
Coordenação
Adão Luiz Castanheiro Martins
Facilitação
Adão Luiz Castanheiro Martins
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP. Especialização em Controle Ambiental pela FSP/USP. Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo IAC. Engenheiro Agrônomo na PMSP desde 1991. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2004. Diretor de 2017 a 2020.
Brigitte Baum
Arquiteta, praticante de permacultura e agrofloresta, na Escola Municipal de Jardinagem desde 2015. Cursou Arquitetura e Urbanismo, UFSC; Especialização em Planejamento Turístico, SENAC/CEATEL e Gaia Education Design for Sustentability (em curso). Atuou no DEPAVE 1-Divisão de Projetos e Obras da SVMA por 10 anos. Pesquisa a temática de PANC-Plantas Alimentícias Não Convencionais e Soluções Baseadas na Natureza. Ministra aulas de Jardim de Chuva, PANC, Agroecologia, Desenho à Mão Livre da Natureza e Recursos Paisagísticos.
Juscelino Nobuo Shiraki
Engenheiro Agrônomo graduado pela UNESP Botucatu. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo e atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ – Departamento de Educação Ambiental da SVMA.
Mário do Nascimento Junior
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.
Suely Feldman Bassi
Graduada em Psicologia (PUC-SP) e Nutrição (São Camilo -SP) com especialização em Higiene do Trabalho (Santa Casa - SP/Saúde Pública USP/Fundacentro/Senac SP) e especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade (UNESP/UMAPAZ). Designer em sustentabilidade pelo programa Gaia Education e Carta da Terra em Ação. Psicóloga aposentada da Prefeitura de São Paulo com atuação na Secretaria Municipal da Saúde e na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, com atuação na coordenação de projetos em Meio Ambiente e Saúde, Alimentação e Meio Ambiente e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com ênfase nas modalidades da Medicina Tradicional Chinesa. Instrutora de Tai Chi Pai Lin com formação e aprimoramento nesta prática. Preceptora da Residência Multiprofissional em PICS, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. .
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Munícipes em geral e interessados no tema.
Vagas: 50.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.
Certificado: Receberá certificado o participante que obtiver 75% de frequência.
Abertura das inscrições em: 04/03/26 às 10h
