Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Encontros de leitura Entre Jardins

Roda de Conversa • Presencial

Encontros de leitura Entre Jardins

Data: 24/02/2026 a 28/07/2026. Terça-feira.
Horário: 14:00 às 16:00.

Inscreva-se

Descrição

Os Encontros de Leitura Entre Jardins são um espaço de compartilhamento de leituras sobre temáticas ligadas à vegetação, buscando “navegar” por diversos caminhos e ampliar nosso entendimento sobre o conceito de jardim, inclusive sobre o jardim interior.

Objetivo

A atividade busca reunir pessoas para a troca de reflexões e experiências sobre o texto escolhido e, assim, fomentar o exercício crítico e reflexivo junto ao hábito da leitura.

Metodologia

Os encontros ocorrerão na UMAPAZ e terão mediação do facilitador, cujo método se baseará nos Clubes de Leitura. Tomando-se como base a leitura de um mesmo livro, buscar-se-á o compartilhamento entre pessoas leitoras.

Bibliografia

 

Conteúdo programático

Os livros que serão discutidos no Encontros de leitura Entre Jardins são:

24/02 - O Jardineiro que tinha fé (Clarissa Pinkola Estés)

24/03 - Louvor à Terra: uma viagem ao jardim (Byung-Chul Han)

28/04 - A Linguagem Sentimental das Flores (Alessandra El Far)

25/05 O Jardim Secreto (Hodgson Burnett)

28/07 A visão das plantas (Djaimilia Pereira de Almeida)

30/06 O Tronco do Ipê (José de Alencar)

Coordenação

Mário do Nascimento Junior

Natália Paganotti Antonucci

Facilitação

Natalia Negretti

Formada em Jardinagem e Recursos Paisagísticos (Escola Municipal de Jardinagem/ EMJ – Umapaz), foi aluna também do curso O Jardim Simbólico na mesma instituição. Passou a ter vontade de conversar sobre e a partir dos livros durante a pandemia da COVID-19. É participante de clubes de leitura e egressa do curso Mediação de Clube de leitura na Biblioteca Mário de Andrade. Doutora em Ciências Sociais (Unicamp), atualmente faz estágio pós-doutoral em Saúde (FCMSCSP). Também Gerontologista (FECS/HAOC) e com pós-graduação lato sensu em Memórias Coletivas, Direitos Humanos e Resistências (CLACSO), trabalha com e a partir dos temas velhices, envelhecimentos, curso da vida, população em situação de rua, gestão de populações, prisões, instituições, memórias, trajetórias de vida, e cuidado em articulação com Estudos de Gênero e interface com Políticas Públicas, Direitos Humanos, Memórias Coletivas, Artes e Práticas Socioculturais. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas no tema.

Vagas: 40.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.

Certificado: 75% de presença.

Dias da semana: 24/02, 24/03, 28/04, 26/05, 30/06, 28/07

collections
Galeria de imagens