
Oficina • Presencial
Frutíferas Atrativas à Fauna em Parques e Jardins
Data: 13/01/2026. Terça-feira
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
Vamos discutir como o plantio e conservação de espécies e fisionomias vegetais fornecem alimento e abrigo para animais silvestres, em áreas rurais e urbanas, estabelecendo relações ecológicas que contribuem para o equilíbrio e conservação ambiental, propiciando serviços ecossistêmicos. "Querendo ou não, os jardineiros têm se tornado importantes atores na conservação da nossa fauna nativa. Está em poder de cada jardineiro fazer alguma coisa que todos sonhamos: fazer a diferença" (Bringing Nature Home, Doug Tallamy, 2007)
Objetivo
São Paulo encontra-se no domínio da Mata Atlântica e do Cerrado, numa confluência de biomas, e mesmo sendo uma das maiores cidades da América Latina é possível se encontrar mais de mil espécies de animais silvestres no perímetro urbano. Essas espécies oferecem serviços ecossistêmicos fundamentais de polinização, produção de alimento, dispersão de sementes, controle de pragas, sentinela de doenças, beleza, paz, turismo. A vegetação fornece os recursos para a sobrevivência dos animais e esse fator pode ser planejado no urbanismo e ajardinamento das cidades. O objetivo da atividade é divulgar conhecimento sobre o tema e incentivar o plantio de espécies nativas atrativas a animais e também fornecedoras de alimento ao ser humano, valorizando a biodiversidade brasileira.
Metodologia
Aula expositiva e discussão sobre os temas abordados; trilha pelos jardins da Umapaz e Viveiro Manequinho Lopes
Conteúdo programático
Paisagismo Ecológico: o que é? Serviços ecossistêmicos. O que é o fruto, morfologia e dispersão de sementes; espécies vegetais e animais envolvidas; onde encontrar mudas; os perigos do jardim.
Bibliografia
Tallamy, D. Bringing Nature Home: How You Can Sustain Wildlife with Native Plants, Updated and Expanded, 2007;
Lacerda, L. Jardim de Polinizadores, Ed. Blucher, 2022; Kuhlmann, M. Frutos do Cerrado: 100 espécies atrativas para Homo sapiens, Field Guide Cerrado, 2020; Sanchotene, M.C.C.
Frutíferas Nativas Úteis à Fauna na Arborização Urbana, FEPLAM, 1985. http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-do-verde-e-do-meio-ambiente-svma-61-de-27-de-maio-de-2011 ; https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=229837
Coordenação
Ana Maria Brischi
Facilitação
Ana Maria Brischi
Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos na produção de mudas e de 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora. Há dez anos faz parte do corpo docente da Escola Municipal de Jardinagem.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Interessados no tema
Vagas: 80.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268
