Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Futuro Parque da Mooca reforça transformação histórica de bairro industrial com ampliação de áreas verdes e de lazer
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) segue com a implantação do Parque da Mooca, localizado na Zona Centro-Oeste de São Paulo. Situado em uma antiga área industrial, o projeto visa preservar os elementos naturais existentes e contribuir para a qualificação ambiental e social do entorno, uma região profundamente transformada ao longo dos anos, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2026. Atualmente, o projeto já alcançou a conclusão de 65% dos serviços.
Com área total de 47.497,61 m² e terreno praticamente plano, o parque foi concebido para proporcionar uma visão ampla e contínua do espaço, livre de construções ou elementos que obstruam a paisagem. Um dos destaques é um exemplar arbóreo de Figueira de grande porte, posicionada no centro do parque, visível de praticamente todos os pontos do terreno.
O conceito do projeto prevê a criação de um caminho principal com cerca de 800 metros de extensão, que conectará todos os equipamentos do parque. Ao longo do trajeto, serão acessados caminhos secundários, favorecendo a circulação e integração dos diferentes espaços.
Entre os equipamentos previstos no projeto estão: edifício administrativo, estrutura adicional com sanitários públicos, guaritas nos acessos principais, áreas para eventos e convivência, playgrounds com brinquedos inclusivos, espaços com equipamentos de ginástica e aparelhos voltados à terceira idade (ATI), cachorródromo/pet place, praças, bosques, espaços de estar, caminhos de contemplação e uma clareira com anfiteatro integrado ao relevo natural, além de áreas multiuso ao ar livre. A obra é uma doação da empresa Barão de Monte Santo Incorporadora Ltda, responsável pela execução do projeto.
“A criação desse parque atende a uma antiga demanda da população local e tem um papel fundamental em uma área historicamente carente de espaços verdes. Parques como este contribuem significativamente para a qualidade de vida na região”, afirma o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk