Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura remove ocupações irregulares no Parque Linear Córrego do Bispo
Uma operação de desfazimento aconteceu na terça-feira (17/05) em uma área correspondente aos limites em implantação do Parque Linear Córrego do Bispo, localizado na Zona Norte do Munícipio de São Paulo.
Em conjunto com a Secretaria das Subprefeituras (SMSUB), a equipe da Divisão de Patrimônio Ambiental (CPA/DPA) e da Divisão de Gestão de Parques Urbanos (CGPABI/DGPU) da SVMA, agentes de fiscalização da Subprefeitura da Casa Verde/Vila Nova Cachoeirinha (SUB/CS), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM) realizaram o desfazimento de construções irregulares instaladas no perímetro do Parque Linear Córrego do Bispo, em implantação e localizado nas proximidades Parque Estadual da Cantareira (PEC).
A área apresentava alguns barracos de madeiras, utilizados como garagem e era ocupada por pessoas em situação de rua, usuários de drogas, bem como para o descarte de resíduos. A operação ocorreu como previsto, sem grandes intercorrências. As obras de cercamento já iniciaram, a fim de evitar novas ocupações irregulares.
A ação foi planejada, com a participação do Departamento de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio da Procuradoria Geral do Município (PGM/DEMAP), Secretaria da Habitação (SEHAB) e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
O Parque integra parte do Corredor Ecológico da Mata Atlântica Norte e visa a recuperação do córrego para a diminuição das enchentes no local, além de garantir a proteção da borda da Serra da Cantareira, zona de amortecimento do Parque Estatual homônimo.

Mapa da região
.jpg)
Registro da Operação

À esquerda, máquina retroescavadeira utilizada na operação e à direita, resíduos acumulados nas margens do Córrego do Bispo
.jpg)
As obras de cercamento evitarão futuras ocupações irregulares
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
