
Oficina • Presencial
Oficina 3: Dia de Campo - Práticas em Jardinagem e Horta no Campo Experimental
Data: 29/01/2026. Quinta-feira
Horário: 09:00 às 11:30.
Descrição
Oficina com atividades práticas como preparo de canteiros, despraguejamento, adubação, plantio, semeadura, transplante, entre outros. Venham com roupas confortáveis, calça comprida e sapato fechado tipo bota, chapéu, protetor solar, repelente, luva de jardinagem.
Objetivo
Desenvolver atividades práticas de Horta e Jardinagem, visando aprimorar a formação nas áreas da Jardinagem e Horta
Metodologia
Atividades práticas
Bibliografia
1. Apostila do Curso Municipal de Jardinagem https://drive.google.com/file/d/15ji0boJJyQLeWvmxbnYJjrKEig_PUKBl/view
2. Apostila de Horta: Cultivo de Hortaliças https://drive.google.com/file/d/15ji0boJJyQLeWvmxbnYJjrKEig_PUKBl/view
Coordenação
Brigitte Baum
Facilitação
Brigitte Baum
Arquiteta, praticante de permacultura e agrofloresta, na Escola Municipal de Jardinagem desde 2015. Cursou Arquitetura e Urbanismo, UFSC; Especialização em Planejamento Turístico, SENAC/CEATEL e Gaia Education Design for Sustentability (em curso). Atuou no DEPAVE 1-Divisão de Projetos e Obras da SVMA por 10 anos. Pesquisa a temática de PANC-Plantas Alimentícias Não Convencionais e Soluções Baseadas na Natureza. Ministra aulas de Jardim de Chuva, PANC, Agroecologia, Desenho à Mão Livre da Natureza e Recursos Paisagísticos.
Adão Luiz Castanheiro Martins
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP. Especialização em Controle Ambiental pela FSP/USP. Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo IAC. Engenheiro Agrônomo na PMSP desde 1991. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2004. Diretor de 2017 a 2020.
Cristina Fischetti Bönecker
Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Foi cenógrafa durante 20 anos em televisão e teatro e, desde 2001, passou a trabalhar com paisagismo de áreas públicas e privadas. Realizou projetos e execução de praças pela EMURB, no programa Centros de Bairros, e a implantação de parques pelo Programa 100 Parques na SVMA - Depave 1, entre outros. Foi Supervisora de Projetos e Obras na Subprefeitura de Pinheiros e, por 8 anos trabalhou com Termos de Cooperação para praças, canteiros centrais e áreas verdes.
Christina Otani Kitamura
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e especialização em Geoprocessamento e Banco de Dados. Servidora municipal da Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2009 onde trabalhou em diversos setores na área de geoprocessamento, banco de dados e planejamento urbano. Morou no Japão onde Estudou Língua e Cultura Japonesa na Higashi Nippon International University - Japão (2000-2001) e Arquitetura na College of Engineering, Nihon University - Japão (2001-2002). Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / CEA-UMAPAZ.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Alunos e ex-alunos da EMJ e munícipes em geral (acima de 18 anos)
Vagas: 20.
Endereço: Campo Experimental (Parque Ibirapuera)
Portão 3, 4 ou 5 do Parque Ibirapuera, ao lado do Córrego do Sapateiro
