Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Outubro Rosa UMAPAZ

Imagem da atividade Banho da Floresta


Outubro Rosa

 

Descrição

O Outubro Rosa UMAPAZ 2025 será um encontro de informação, acolhimento e reconexão, dedicado a pessoas que vivem ou já viveram a experiência do câncer, seus familiares e a todo público interessado em fortalecer o cuidado com a saúde.
A programação integra palestras, rodas de conversa e vivências que unem ciência, práticas restaurativas, saberes integrativos e a conexão com a natureza, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e de estilos de vida que favoreçam o equilíbrio e o bem-estar, que abarcam fatores como alimentação equilibrada, movimento corporal, vínculos afetivos, gestão do estresse, sono reparador e ambientes saudáveis. O evento será permeado por conhecimentos científicos, escuta sensível e práticas de cuidado que inspirem uma vida mais saudável, presente e com propósito.

Objetivo

Promover um espaço de diálogo e vivências que valorizem a saúde integral e preventiva, e estimular as pessoas a reconhecerem a importância do autocuidado e a fazerem escolhas cotidianas mais conscientes e que promovam o florescimento humano.

Coordenação

Sofia Moreira, Mirian Okada e Lilian Andrade

Sobre

Público: O evento é voltado para pessoas em tratamento ou que já vivenciaram o câncer, seus familiares e rede de apoio, bem como profissionais das áreas de saúde e bem-estar, além de toda pessoa interessada em práticas de prevenção, promoção da saúde e estilos de vida saudáveis.

Vagas: 120.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.

Parceria: Grupo Mulheres do Brasil e Secretaria Municipal de Saúde SMS/SUS.

Datas
 

03/10/2025 - Horário: 9h às 17h30

9h às 9h30Abertura oficial

9h30 às 10h30Palestra: Estilo de vida interfere na saúde das mamas?

A maneira como vivemos impacta nossa saúde. Nossas escolhas tem o poder de silenciar os genes de doenças e despertar os genes de vitalidade.

Facilitador: Luiz Henrique Basile. Medicina pela PUC Sorocaba. Ginecologia e Obstetrícia pela Casa Maternal SP. Sexologia pela FMUSP. Nutrologia pela ABRAN. Antroposofia e Biografia pela ABMA.

10h30 às 10h45Apresentação da Oficina de Música do CECCO - Centro de Convivência e Cooperativa Ibirapuera - SMS/SUS

Regente: Maria Regina Ronca. Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp de São Paulo.

Coordenação e colaboração: Maria Odete Gallardo

10h45 às 11hCafé Colaborativo + Abertura da Exposição Fotográfica

Histórias visuais e poéticas de mulheres em tratamento ou processo de cura.

11h às 12h30Painel Temático: Desmitificando o Câncer: Informação e Prevenção

Com médicos e profissionais especialistas na saúde da mulher.

Raíssa Pierri Carvalho. Graduação, residência e doutorado pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Oncologista clínica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Lívia Franzini. Ginecologista e obstetra formada pela PUC-SP e mastologista pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Em sua prática médica integra Antroposofia e Ginecologia Natural.

Ailma Larre. Médica formada pela UFPE, especialização em Ginecologia Oncológica e Patologia Genital/HPV. Integrante do Comitê Saúde do Grupo Mulheres do Brasil.

Mirella D’Angelo Viviani. Educadora, psicopedagoga clínica pela Escuela de Bueno Aires, Arte-terapeuta, Terapeuta Transpessoal. Fundadora e Coordenadora Clínica do Instituto Casa do Todos – Tratamento, Arte e Convivência.

14h às 15h30Painel Temático: Conhecendo o trabalho da rede municipal de Saúde de SP pelo SUS - Sistema Único de Saúde

Com a participação da UBS Sigmund Freud (Moema-SP), da Divisão de Cuidados às Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde e PICS - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Rosangela dos Santos Lins. Enfermagem pela Universidade Santo Amaro com especialização em Gestão em Saúde Pública Atenção Primária. Enfermagem do Trabalho, Docência em Enfermagem e Saúde Coletiva.

Fernanda Abreu da Cunha. Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, lato sensu em Psicoterapia ambulatorial pela UNIFESP e em Terapia Cognitiva Comportamental pela UNINTER.

Karina Mauro Dib. Enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo, Mestre em Inovação no Ensino Superior em Saúde com foco nos Cuidados Paliativos. Especialista em Atenção Domiciliar, Linhas de Cuidado para Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Enfermagem Oncológica.

Adriana Fátima dos Santos. Psicóloga pela Universidade São Marcos. Pós graduanda em Acupuntura-Ebramec. Formação em Meditação, Reiki, Auriculoterapia. Atualmente na Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste na assessoria técnica das interlocuções de PICS e Academia da Saúde.

15h30 às 16hCafé Colaborativo

16h às 16h40Palestra: Autocuidado como Prática Emocional e Promoção da Autoestima

Facilitadora: Tais Caldas. Psicóloga, terapeuta e facilitadora de grupos com foco no empoderamento feminino, saúde emocional e comunicação consciente.

16h40 às 17h30Roda de Conversa: Como o câncer transformou meu olhar para a vida

Encontro para trocas sensíveis entre pacientes, profissionais e familiares com Mariana Fernandes, Samara Nunes da Costa e Márcia Innocencio Moreno.

Inscreva-se

04/10/2025 - Horário: 9h às 13h

9h às 9h30Prática Tai Chi Pai Lin

Instrutora: Mirian Mayumi Okada. SServiço Social-UNESP/Franca. Especialização em Saúde Pública e Educação Ambiental-FSP/USP. Formação em Tai Chi Pai Lin-SMS e em Dança Circular-UMAPAZ. Desde 2013 integra a equipe da UMAPAZ, coordenando diversas atividades.

9h30 às 10h50Palestra Interativa: CHAMA ACESA: Viver, Prevenir e Florescer

Palestra interativa para transformar dor em força, cultivar o autocuidado e trazer outras mulheres para acender juntas a Chama da Vida.

Facilitadora: Jamile Magrin Goulart Coelho. Educadora com mais de 40 anos de experiência, atua como consultora, palestrante e facilitadora. Três vezes diagnosticada com câncer de mama, autora do livro autobiográfico Chama Acesa.

10h50 às 11h10Café Colaborativo

11h10 às 11h40Palestra: O poder da atividade física na jornada do tratamento do câncer de mama

Facilitadora: Karen Jircik. Profissional de Educação Física, Especialista em Fisiologia Clínica do Exercício e Prescrição de Exercício Físico para Grupos Especiais. Membro da Equipe de Coordenação dos Programas REMAMA e ONCOFITT da EEFE/USP.

11h40 às 12h40Prática de Yoga Restaurativo e Meditação: Cuidado, Força e Superação

Uma prática inclusiva e acessível a todos os corpos e idades, voltada ao relaxamento, manejo do estresse e autorregulação. Sugestão: traga sua toalha ou manta para maior conforto.

Facilitador: Ricardo Henrique Marques da Silva. Licenciado em Artes Cênicas, Pedagogia e Educação Física. Especializações lato sensu em Psicomotricidade, Atividade Física, Saúde e Envelhecimento e Psicologia Positiva, Felicidade e Bem-estar. Professor de Yoga desde 2013.

12h40 às 13hEncerramento coletivo com Dança Circular

Focalização: Mirian Mayumi Okada. Serviço Social-UNESP/Franca. Especialização em Saúde Pública e Educação Ambiental-FSP/USP. Formação em Tai Chi Pai Lin-SMS e em Dança Circular-UMAPAZ. Desde 2013  integra a equipe da UMAPAZ, coordenando diversas atividades.

collections
Galeria de imagens