
Minicurso • Presencial
Primavera em Flores: Criatividade e Sustentabilidade
Data: 17/09/2026 a 24/09/2026. Quinta-feira.
Horário: 13:00 às 16:00.
Descrição
A crescente geração de resíduos, o consumo acelerado de recursos naturais e o distanciamento da sociedade em relação aos ciclos da natureza evidenciam a necessidade de ações de educação ambiental que promovam novas formas de perceber, utilizar e valorizar os materiais disponíveis no ambiente.
Este curso propõe a confecção de peças artesanais utilizando materiais de origem natural encontrados em seu ciclo de renovação, como galhos secos, fibra de bananeira, palha de milho, sementes e outras matérias-primas obtidas sem provocar a supressão da vegetação, priorizando sempre o aproveitamento de materiais já desprendidos da planta ou provenientes de podas e atividades agrícolas.
Mais do que ensinar técnicas artesanais, o curso busca despertar uma nova percepção sobre a relação entre ser humano e natureza, incentivando a observação do território, o reconhecimento dos ciclos naturais e o uso responsável dos recursos disponíveis. Ao compreender que muitos materiais considerados sem valor podem adquirir novas funções por meio do trabalho manual, os participantes são convidados a refletir sobre os princípios da sustentabilidade, da economia circular e do consumo consciente.
Objetivo
Promover a educação ambiental por meio do artesanato sustentável, capacitando os participantes a utilizar, de forma ética e responsável, materiais vegetais provenientes de queda natural, podas, manejo sustentável ou resíduos agrícolas na confecção de peças artesanais, estimulando o consumo consciente, a valorização dos saberes tradicionais, a criatividade, o bem-estar, a geração de renda e o fortalecimento da relação entre o ser humano e a natureza.
Metodologia
O curso será desenvolvido por meio de uma metodologia participativa, dialógica e vivencial, integrando conhecimentos teóricos e atividades práticas, de forma a promover a aprendizagem significativa e a reflexão crítica sobre a relação entre o ser humano e a natureza.
Bibliografia
Fique Sabendo - 5Rs da Educação Ambiental - TV Escola acesso em 08/07/26 em https://www.youtube.com/watch?v=LKJM3DCmraM
GARCIA, Gisela. Economia Circular: Um Convite Urgente para a Transformação do Planeta. 2021. https://vidasimples.co/dinheiro/economia-circular-um-convite-urgente-para-a-transformacao-do-planeta/#:~:text=transforma%C3%A7%C3%A3o%20do%20planeta-,Economia%20circular%3A%20um%20convite%20urgente%20para%20a%20transforma%C3%A7%C3%A3o%20do%20planeta,para%20um%20planeta%20mais%20sustent%C3%A1vel. Acesso em 08/07/2026
Economia Circular: Uma Abordagem Geral no Contexto da Indústria 4.0. Obtido em https://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2018/11/economia-circular-uma-abordagem-geral-no-contexto-da-industria-40/ acesso em 08/07/2026
Conteúdo programático
Conceitos de meio ambiente e sustentabilidade.
Educação ambiental e sua importância na transformação de hábitos.
Consumo consciente e valorização dos recursos naturais.
Economia linear e economia circular.
Os 5Rs da sustentabilidade.
O artesanato como ferramenta de conservação ambiental, valorização cultural e geração de renda
Diferença entre coleta sustentável, manejo e extração predatória.
Ética da coleta de materiais naturais (observar antes de coletar; coletar apenas o necessário; nunca retirar espécies protegidas ou ameaçadas; respeitar períodos de frutificação e reprodução; priorizar materiais já caídos, podas autorizadas e resíduos agrícolas; compreender que os materiais naturais também desempenham funções ecológicas, como abrigo para animais, proteção do solo e ciclagem de nutrientes.)
Técnicas de limpeza, secagem e armazenamento.
Preparação de galhos, fibras de bananeira, palha de milho e outros materiais naturais.
Ferramentas, segurança e organização do espaço de trabalho.
Técnicas básicas de amarração e montagem.
Coleta orientada.
Preparação das fibras e materiais vegetais.
Exercícios de experimentação das técnicas.
Confecção de peças artesanais.
Avaliação coletiva das produções e compartilhamento de experiências.
- Caneta esferográfica ou lápis
- Tesoura
- Pano
- Borrifador
- Fita floral
- Agulha de tapeçaria
Coordenação
Cerise Goldman Batistic
Facilitação
Helena Regina Joaquim Terrão
Com formação técnica em Administração área em que atuou antes de se dedicar à prática e ensino das artes manuais que aprendeu desde a infância com a mãe e avó que usavam as técnicas para o reaproveitamento de materiais. Fuxico, bordado, crochê e costura podem dar nova vida e significado a peças ou tecidos e fios que seriam descartados.
Rita de Cassia Joaquim Terrão
Carioca de nascimento morando a 10 anos em São Paulo, credenciada no programa mãos e mentes paulistanas desde 2023.Técnica em farmácia por formação e artesã por vocação tendo conhecimento de várias técnicas como tricô, crochê, bordado, costura entre outras. Trabalhando de forma voluntária com ensino de crochê e bordado. .
Sonia Latacz
Na área de Manualidades, exerce a função de Professora Particular de Crochê e Tricô, desenvolvendo peças de vestuário, acessórios como bolsas, carteiras, bonecos em Amigurumi, desde 2016, para crianças, jovens e adultos, principalmente terceira idade. Ministra cursos básicos de Costura criativa, como Necesserie e Bonecas. .
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: público adulto em geral
Vagas: 20.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.
Certificado: 100% de frequência
Dias da semana: 17/09, 24/09
