Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Projeto Viva o Verde SP promove capacitação sobre modelos inovadores de financiamento para parques
Fotografia: Daniel Reis / Acervo SVMA
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), realizaram no mês de junho o Seminário “Modelos Inovadores de Financiamento para os Parques Municipais”, direcionado a funcionários da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa é uma das ações que integram o Projeto “Viva o Verde SP”, no qual busca contribuir para alcançar a igualdade na distribuição espacial e na acessibilidade das áreas verdes públicas.
Esta ação apresentou o panorama do financiamento dos parques municipais e alternativas para viabilizar sua expansão, requalificação e manutenção a longo prazo. Por meio de uma abordagem conceitual e prática, foram discutidas as bases para um bom planejamento financeiro e como as fontes e recursos podem ser utilizados de forma inovadora de forma estratégica.
O Seminário também teve como objetivo promover melhores estruturas da municipalidade de São Paulo para a gestão de espaços públicos verdes, que inclui, oito Planos de Gestão de parques municipais, previstos no Programa de Metas 2021-2024 do município.
Foram 27 participantes, sendo 78% mulheres, índice alinhado à perspectiva interseccional da iniciativa, orientada pela igualdade de gênero e promoção da diversidade.
Sobre o Viva o Verde SP
O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e está em desenvolvimento desde setembro de 2022 para incentivar e promover melhorias em 106 parques da capital paulista. O projeto Viva o Verde SP tem como objetivo contribuir para alcançar a igualdade na distribuição espacial e na acessibilidade das áreas verdes públicas na cidade.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk