Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
São Paulo conquista certificação histórica no Programa Município VerdeAzul
Foto: Daniel Reis
A cidade de São Paulo alcançou a maior pontuação de sua história no Programa Município VerdeAzul (PMVA), atingindo 96,5 pontos no ciclo 2024-2025. O resultado foi anunciado no Palácio dos Bandeirantes nesta terça-feira (08/12), em evento que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do prefeito Ricardo Nunes e do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
A iniciativa conta com dez diretivas de avaliação dos municípios, e a capital paulista alcançou nota máxima de 8 delas: Governança Ambiental, Adaptação às Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Saneamento Básico (água, esgoto e drenagem), Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar e Mitigação de GEE, Arborização Urbana e Zoneamento Ecológico-Econômico. Para isso, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que coordenou as ações pela Prefeitura de São Paulo, enviou 122 documentos para referenciar as comprovações no atendimento às classificações.
Com a marca inédita, São Paulo também ficou em primeiro lugar no Grupo 5 (municípios com mais de 500 mil habitantes) e conquistou pela primeira vez o Prêmio Governador Franco Montoro, oferecido aos destaques de cada categoria populacional. Desde sua entrada no PMVA, o município havia ganhado o certificado três vezes, sendo o último há mais de dez anos.
Para o secretário do Verde e do Meio Ambiente, o desempenho de São Paulo no PMVA consolida a cidade como referência nacional em gestão ambiental. “Este resultado histórico demonstra o compromisso permanente de São Paulo com a agenda ambiental. Mais do que cumprir critérios, mostramos que a cidade avança com planejamento, técnica e cooperação entre as secretarias para entregar políticas públicas ambientais de qualidade”, afirmou.
Para o interlocutor do PMVA no município, Daniel Teixeira de Lima, o resultado reflete a capacidade técnica da Prefeitura em transformar ações em reconhecimento institucional. “São Paulo sempre desenvolveu ações ambientais muito amplas. Em uma prefeitura do tamanho da nossa, com tantas secretarias envolvidas, essa articulação exige um esforço contínuo, e esse resultado histórico mostra que estamos no caminho certo para garantir que todo esse trabalho seja plenamente reconhecido”, afirmou.
O desempenho é fruto de um amplo esforço intersecretarial, envolvendo a SVMA, que teve como interlocutores do programa no município, Daniel Teixeira de Lima, chefe de Assessoria Técnica do Gabinete, e Vivian Prado de Oliveira, da Coordenação de Planejamento Ambiental, envolvendo também a SP Regula e outras doze secretarias municipais: Gestão, Mudanças Climáticas, Planejamento e Eficiência, Subprefeituras, Limpeza Urbana, Infraestrutura Urbana e Obras, Mobilidade Urbana e Transporte, Mobilidade e Trânsito, Segurança Urbana, Urbanismo e Licenciamento, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Saúde.
Para mais informações, acesse: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2024/08/conheca-sobre-o-programa-municipio-verde-azul-pmva/
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk



