
Oficina • Presencial
Verdes Tons... com Daniela Lucheta: Desenho e Conexão com a Natureza...
Data: 21/08/2025. Quinta-feira.
Horário: 14:00 às 16:00.
Descrição
No mês em que a Escola Municipal de Jardinagem completa 50 anos preparamos uma programação muito especial, com muitos eventos inspiradores!
E no dia do 71º Aniversário do Parque Ibirapuera receberemos convidados que apresentarão seus olhares diversificados sobre este ícone paulistano!
Neste encontro, coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin, seremos conduzidos pela artista visual e fotógrafa Daniela Lucheta numa atividade muito especial!
Em uma época em que estamos constantemente imersos em telas e redes sociais, o convite é desacelerar, olhar ao redor e se reconectar com o que muitas vezes passa despercebido.
Materiais básicos sugeridos para a atividade:
- lápis preto, lapiseira ou caneta.
- caderno, folha (sulfite) ou bloco de desenho.
- lápis de cor, giz de cera etc.
A palestrante é voluntária - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. Será disponibilizada Lista de Presença para registro dos participantes.
Objetivo
A proposta da atividade é cultivar uma conexão meditativa com a natureza por meio do desenho de observação.
Trata-se de exercitar o olhar atento, perceber as sutilezas do ambiente e permitir que o traço seja uma ponte entre o exterior e o interior.
(fonte: Daniela Lucheta)
Para o Café de Boas-Vindas Comunitário as contribuições dos participantes serão muito bem vindas! Frutas, doces, salgados, bebidas não alcoólicas etc.
Conteúdo programático
1. Café de Boas-Vindas comunitário
2. Apresentação dos participantes
3. Atividade ao ar livre: Desenho e Conexão com a Natureza, com Daniela Lucheta
4. Encerramento
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Daniela Lucheta
Artista visual e fotógrafa, formada em Design Gráfico pela FAAP. Transita por diversas linguagens como a gravura, aquarela e pintura em tela, desenvolvendo trabalhos autorais com foco na expressão sensível do cotidiano. Em suas andanças pela cidade, costuma registrar cenas urbanas de forma espontânea, guiada pelos sentimentos e atmosferas que encontra pelo caminho. Esses fragmentos do real são capturados em desenhos de diários gráficos ou em fotografias feitas com o celular — sempre com um olhar atento às sutilezas. Mais recentemente, tem explorado as possibilidades poéticas da imaginação através de imagens geradas por Inteligência Artificial, como uma nova forma de dar corpo aos devaneios. (fonte: Daniela Lucheta) Em 2022 participou da Mostra UMAPAZ, com a exposição "Andanças".
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Interessados no tema
Vagas: 30.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Certificado: A palestrante Daniela Lucheta receberá Certificado de Participação, como Facilitadora da atividade.
Necessidade de inscrição: Sim.