
Vivência • Presencial
Verdes Tons... Welton Santos e o case "Lithopuntura Aplicada No Parque Ibirapuera/SP"
Data: 23/10/2025. Quinta-feira.
Horário: 13:45 às 17:00.
Descrição
Esta atividade integra a programação da Virada Zen 2025 – www.viradazen.com.br
Durante a Virada Zen 2025 - https://viradazen.com.br - e no ano do 71º Aniversário do Parque Ibirapuera vamos instigar olhares mais diversificados sobre este ícone paulistano!
Neste encontro, coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin, o Arquiteto Welton Santos irá apresentar o case Lithopuntura - litho (“pedra”, em grego) e punctura (ponto, em latim) - aplicada no Parque Ibirapuera / SP.
O palestrante é voluntário - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. Será disponibilizada Lista de Presença para registro dos participantes.
Objetivo
A força da paisagem estimula o comportamento dos seres vivos, principalmente o do ser humano.
A Lithopuntura seria semelhante à acupuntura no corpo humano, tendo a Terra como um organismo vivo, com centros de energia e interligação de veias de energia similares aos meridianos de acupuntura.
Por “tocar” permanentemente os pontos de acupuntura de uma paisagem através de pilares de pedra, é possível obter alguns efeitos positivos e de cura dentro do respectivo ambiente.
O Arq. Welton Santos apresentará os princípios básicos adotados para o case Parque Ibirapuera, onde estão instaladas 17 Lithopunturas.
E através de uma trilha especialmente preparada para esta atividade os participantes poderão vivenciar experiências em algumas delas!
(fonte: Welton Santos)
Metodologia
Apresentação teórica e trilha para conhecer e vivenciar algumas das 17 lithopunturas instaladas no Parque Ibirapuera/SP.
Bibliografia
Conteúdo programático
1. Encontro na UMAPAZ / Auditório 3 às 13h45min
2. Lithopuntura: introdução teórica
3. Trilha especial para reconhecimento de algumas das 17 lithopunturas instaladas no Parque Ibirapuera/SP.
OBS: em caso de condições meteorológicas que impossibilitem a trilha será realizada uma palestra e roda de conversa com o Arq. Welton Santos, com mediação da Arq. Helena Quintana Minchin.
4. Encerramento
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Welton Santos
Arquiteto Geofísico. Formação em Arquitetura e Urbanismo UNISANTOS (1986). Especialista em Paisagem Urbana e Rural USP/São Paulo (1989). Viveu em vários países: EUA, Portugal, Espanha e França e durante 5 anos na cidade de Vigo/SPN. Lecionou "Arquitetura Medieval" no ETAP Escola Tecnologia de Arquitetura Portugal / Portugal (1992). Biologia da Construção GEA/Espanha (1994). Ap. Sustentabilidade Leed/HQA e Etiqueta Procel Edifica AEA/SP (2008). Pericia em Arquitetura AEA/SP (2008). Radiestesia/Feng Shui SP (2014). Consultor certificado Vastu Shastra pela Nova Délhi/ Índia (2012). Agente Socioambiental Urbano UMAPAZ/SP (2013). Consultoria Geobiologia SP (2014). Desempenho e Patologia em Edifícios USP/SP (2016). Solution Based Nature Lund University/Suécia (2021 e 2022). Transcendência Energética UK (2022). Metafísica e Física Quântica SP (2022). De Animales Y Plantas (Flora e Fauna desde la mirada del geobiólogo) GTV/Madri (2022). Participação na elaboração do Manual Cidade Amiga da Fauna da Cidade de São Paulo/SP SVMA (2023). Palestrante na Conferência Internacional ICHT ("O homem, cidade e o Cosmos" imaginário Visível e não Visível USP e Univ. Saint Etienne /France (2023). Introdução à Astrobiologia promovido pelo Planetário do Carmo da SVMA São Paulo SP (2024) e História da Arquitetura Harvard University (2024). Case 17 Lithopunturas aplicada no Parque Ibirapuera - UMAPAZ (2025). (fonte: Welton Santos).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Interessados no tema
Vagas: 30.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.
