
Curso • Presencial
Sensibilização e alfabetização ecológica: conceitos e vivências em educação ambiental
Data: 12/01/2026 a 21/01/2026. Segundas, Terças e Quartas-feiras.
Horário: 10:00 às 16:00.
Descrição
É uma jornada de aprendizado pensada para educadores que desejam ir além da transmissão de informações e buscam promover uma conexão genuína com o meio ambiente. A proposta central é despertar a sensibilização ambiental individual, incentivando uma forma mais profunda de olhar e enxergar o mundo.
A formação pretende oferecer inspiração e subsídios teóricos, baseados em conceitos como alfabetização ecológica, topofilia e aprendizagem sequencial, que servem de base para a criação de experiências significativas em diferentes contextos educativos.
Ao unir a explanação teórica interativa com o compartilhamento de experiências, o curso busca oferecer as ferramentas necessárias para que educadores possam promover a sensibilização ambiental como passo indispensável para a construção de uma sociedade mais consciente, engajada e comprometida com a conservação da biodiversidade e com a criação de um futuro sustentável.
Objetivo
Construir e compartilhar conhecimentos e vivências que possam inspirar e estimular a criatividade de educadores(as) e demais interessados(as), capacitando-os(as) a desenvolver atividades educativas mais engajadoras e eficazes com vistas ao aprimoramento das relações humanas com o meio ambiente e de práticas voltadas à sustentabilidade socioambiental.
Metodologia
O curso foi planejado para integrar teoria e prática, garantindo o máximo de aplicação. Iniciamos com uma exposição teórica e interativa sobre a história, conceitos e algumas pedagogias da educação ambiental. Este conhecimento é complementado por relatos de experiências e vivências concretas. O ponto alto é a oficina de criação de jogos ambientais, um desafio prático onde os participantes, em trabalho de grupo, aplicam o conteúdo na produção autônoma de recursos didáticos
Conteúdo programático
Os encontros contam com um arcabouço de informações e exemplos práticos, combinando teoria e vivência. A explanação teórica interativa sobre as principais pedagogias para sensibilização ambiental e os conceitos de educação ambiental será complementada pelo relato de experiências. A programação está estruturada em módulos que abordam:
- Fundamentos da Educação Ambiental: visando estabelecer as bases teóricas do tema;
- Alfabetização Ecológica e a Conexão com o Lugar: aprofundando a compreensão sobre como as pessoas se conectam com o ambiente em que vivem;
- Vivencias em Dinâmicas de Sensibilização: oferecendo exemplos práticos e experiências que podem ser aplicadas em sala de aula ou em outros espaços de aprendizado;
- Criação e Aplicação de Materiais paradidáticos: produção de um jogo educativo coletivo de temática ambiental visando aplicação de conhecimentos e compartilhamento lúdico de aprendizado.
Bibliografia
BOFF, L. Saber cuidar. Ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
CORNELL, J. Brincar e aprender com a natureza. Tradução Maria Emília de Oliveira. São Paulo, Companhia Melhoramentos, Editora SENAC, 1996.
CORNELL, J. A alegria de aprender com a natureza. Tradução Maria Emília de Oliveira. São Paulo, Companhia Melhoramentos, Editora SENAC, 1997.
DIAS, G.F. Dinâmicas de Instrumentação para Educação Ambiental. São Paulo, Gaia, 2010.
DINIZ, L.V.; SILVA, R.C. Educação integral nas infâncias: pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos. São Paulo, Associação Cidade Escola Aprendiz, 2017.
FREIRE, P. A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra LTDA, 1967.
FREIRE, P. A mensagem de Paulo Freire: textos de Paulo Freire selecionados pelo INODEP. São Paulo, Nova Crítica, 1977.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. São Paulo, Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
INOJOSA, R. M. (Org.). Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ. 1. ed. – São Paulo: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, 2012. 267 p. ISBN: 978-85-98140-14-8. Disponível em:
RIBEIRO, J.A.G.; CAVASSAN, O. As quatro dimensões da relação homem - meio ambiente. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/7401. Acesso em 24/07/2025.
REIGOTA, M. Educação ambiental: compromisso político e competência técnica. In: PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M.C.F. (eds.) Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Signus/USP, 2000
PELICIONI, A.F. Educação Ambiental: limites e possibilidades de uma ação transformadora. São Paulo; 2002. [Tese de Doutorado – Faculdade de Saúde Pública da USP]
PELICIONI, A.F. Movimento Ambientalista e Educação Ambiental. In: PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M.C.F. (Org.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2.ed. Barueri: Manole, 2014, p. 413-444.
TELLES, M.Q.; ROCHA, M.B., PEDROSO, M.L., MACHADO, S.M.C. Vivências integradas com o meio ambiente. São Paulo, Sá Editora, 2002.
TUAN, Y.F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980.
Coordenação
Andréa de Almeida Bossi
Andréa Focesi Pelliccioni
Facilitação
Andréa Bossi
Ecóloga pela UNESP Rio Claro, Especialista em Educação Ambiental pela USP São Carlos e mestra em Análise Ambiental Integrada pela Unifesp Diadema, atua em projetos e programas socioambientais desde 1998. Em 2011 ingressou na carreira de Analista de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é educadora da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ/SVMA/PMSP, coordenando o Curso de Especialização Lato Sensu Educação Ambiental e Sustentabilidade, entre outras atividades de formação. Até ingressar na PMSP, atuou por 13 anos em projetos e programas em entidades relevantes na área socioambiental.
Andréa Focesi Pelliccioni
Analista de Meio Ambiente na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ/SVMA/PMSP. Geógrafa, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP com curso de aperfeiçoamento em educação ambiental e doutorado sanduíche realizados na Macquarie University (Austrália). No campo da docência, atuou como professora auxiliar no ensino fundamental e professora universitária. Trabalhou como Analista Ambiental do Ibama no Amazonas. Tem experiência em projetos e publicações nos campos da Educação Ambiental e da Promoção da Saúde.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Servidores da SVMA de todas as carreiras envolvidos com a educação ambiental e estagiários da SVMA
Atividade Validade: Sim
Vagas: 50.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268
Critérios da seleção: Ser servidor da SVMA ou estagiário da SVMA
Certificação: 80% de presença nas aulas e apresentação de proposta de recurso didático para atividade em grupo
Observações sobre os dias da semana e horários:
Dias 12/01/26 e 13 /01/26 das 10h00 às 16h00
Dia 14/01/26 das 10h00 às 12h00
Dia 15/01/26 - atividade assíncrona
Dia 21/01/26 das 13h00 às 16h00
Carga horária presencial na UMAPAZ: 15 horas
Carga horária assíncrona: 5 horas (planejamento do trabalho a ser apresentado na última aula)
Carga horária total: 20 horas
Informação complementar: Este curso encontra-se validado para servidores/as públicos/as municipais sob nº de Proposta 352/2025 e Código do Curso 20250378. Os(as) servidores(as) interessados(as) devem se inscrever até três dias antes do início do curso para garantir a validação da atividade em sua progressão de carreira. Veja as carreiras contempladas: https://drive.google.com/file/d/1Olhfl-d7502SQqWwxL5aSfxq3GiWvr5c/view?usp=sharing
